Participamos do

Nossa Senhora da Assunção é devolvida à 10ª Região Militar

A imagem da padroeira de Fortaleza, Nossa Senhora da Assunção, será devolvida à 10ª Região Militar, antigo Forte. A santa está com a família Nunes há 157 anos, doada pelo segundo bispo de Fortaleza, dom Joaquim José Vieira
18:23 | Ago. 11, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após ficar mais de um século e meio longe da Igreja e do Forte, a imagem de Nossa Senhora da Assunção será entregue novamente à 10ª Região Militar. Em posse da família Nunes por 157 anos, a pequena santa, esculpida em madeira, chegou a Fortaleza em 1654, trazida pelo comandante português Álvaro Azevedo Barreto. Agora, uma série de eventos deve marcar o retorno da imagem para o Forte.

 

Uma missa deve ser celebrada, às 9 horas desta terça, 12, no Sítio Jurucutuoca, local que abrigou a santa nesse século e meio. A família será homenagem na Assembleia Legislativa, por requerimento da deputada estadual Fernanda Pessoa (PR), próximo dia 14 de agosto de 2014, às 19 horas, no Plenário 13 de Maio.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[SAIBAMAIS1] 

A imagem está em posse da família Nunes desde 1857. Quando o Forte foi reformado para sua transformação em Quartel Militar, a imagem foi levada para a sacristia da matriz da cidade, antiga Sé, hoje Catedral Metropolitana. Lá, o bispo de Fortaleza na época, dom Joaquim José Vieira, fez a doação para o coronel Licínio Nunes de Melo, que era administrador da Irmandade de São José, responsável pela procissão dos mortos e compadre dele.

 

Isso porque o coronel precisava de uma imagem para a capela do seu sítio, o Jurucutuoca. O arcebispo pediu, então, que ele escolhesse qual figura queria. O coronel elegeu Nossa Senhora da Assunção, porque cabia como uma luva no santuário. “(A imagem) é um patrimônio material e espiritual, são só por ser uma pela antiga e valiosa, mas, principalmente, pelo que ela representa”, afirma Lauro Araújo, casado com a neta do coronel Licínio, e que guarda a imagem atualmente.

 

A psicóloga Andrea Araújo Nunes, bisneta do coronel Licínio, diz que vai ser com muita emoção que a família deve entregar a imagem. “Acho que a fé do povo fortaleza a fé é muito grande. Espero que a santa ajude a acrescentar ainda mais amor e esperança nessa procissão”, acredita.

 

No dia 15 de agosto, dia da Padroeira de Fortaleza, será realizada uma missa na Catedral, às 10 horas, com o arcebispo dom José Antônio de Aparecido Tose. Em seguida, os fies sairão em procissão até a 10ª Região Militar, onde haverá um ato de entrega. A santa ficará em exposição para visita. Já no dia 12 de agosto, ocorre missa no sítio Jurucutuoca, no Eusébio, de posse da família Nunes de Melo, que abrigou a escultura por muitos anos em um santuário.

 

 

A imagem chegou à Capital para que a população pudesse ter uma santa de devoção e uma figura de contemplação. O antigo Forte Schoonenborch, erguido pelos holandeses para defender a cidade, foi retomado pelos portugueses e recebeu o nome de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, onde o município começou a ser construído. O comandante português construiu uma capela no centro do pátio da edificação para receber a santa, onde ficou por quase um século.

 

 

Serviço:

Dia 12, às 9 horas, Missa Sítio Jurucutuoca, Estrada do Fio, 2100 - Eusébio.

Dia 14, às 19 horas, Sessão Solene em homenagem à família Nunes de Melo, na Assembleia Legislativa, no Plenário 13 de Maio.

Dia 15, às 10 horas, Missa na Catedral. Em seguida, procissão até à 10ª Região Militar.

 

Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente