Participamos do

Grupo marca evento para apagar publicidade de candidatos em Fortaleza

Intervenção tem o objetivo de cobrir com grafites as propagandas de candidatos espalhadas em muros e prédios da cidade
10:28 | Ago. 29, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um evento marcado pelo Facebook está convocando a população, neste sábado, 30, para apagar as publicidades eleitorais espalhadas em muros e prédios de Fortaleza. O objetivo é que o grafite substitua o pedido de votos dos candidatos, segundo a organização do evento. Concentração será na Praça da Gentilândia, às 9 horas.

O artista Narcélio Grud, que trabalha com arte urbana há 20 anos, explica que a ideia surgiu após vários grafites serem violados pelas propagandas de políticos. “É uma ação que atropela os grafites, deixa a cidade feia. Eles dizem que vão limpar depois, mas sabemos que isso nunca acontece”, destaca.

Na página do evento na rede social, cerca de 488 pessoas confirmaram presença, até às 10 horas desta sexta-feira, 29. A intervenção não possui uma rota definida, pois conforme Narcélio, as pessoas devem se dividir em grupos e grafitar em pontos diferentes da capital cearense.

Para Narcélio, a intervenção artística marca também o descontentamento com uma prática eleitoral arcaica. “Em pleno século XXI ainda tem candidatos usando pessoas como poste, levantando bandeiras. Não dá para aceitar essa propaganda massiva”, explica.

Recorrente
Segundo o artista, alguns grafites foram apagados pelo comitê do candidato ao Governo Eunício Oliveira (PMDB). Após repercussão na Internet, a equipe de publicidae forneceu parte do material para um dos grafiteiros pintar novamente o desenho apagado.

No entanto, ele pontua que o trabalho dos artistas segue sendo atropelado. “O artista urbano investe do próprio bolso para fazer um trabalho na rua. É um material caro, mas é um investimento para a cidade, para quebrar com a rigidez urbana”, conclui.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente