Participamos do

Fortaleza é a 2° pior capital em sinalização para pedestres , ciclistas e usuários de transporte coletivo

O Portal Mobilize se propôs a realizar uma pesquisa para se definir o nível de funcionamento da sinalização em treze capitais brasileiras. As áreas pontuadas foram indicadas pelo próprio avaliador
12:08 | Ago. 13, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Fortaleza ficou com média 1,3, numa escala de 1 a 10, em sinalização para pedestres, ciclistas e usuários de transporte coletivo, segundo a pesquisa do Portal Mobilidade Urbana Sustentável Brasil (Mobilize), publicada nesta quarta-feira, 13. O levantamento avaliou 25 cidades, com destaques para 13 capitais. As avaliações, segundo a organização do movimento, foram de colaboradores das cidades identificados com um “olhar crítico sobre os modais”.

Ainda de acordo com o levantamento, Curitiba foi a capital com melhor sinalização, com uma média de 5,4, cerca de 4 pontos a mais da capital cearense. Em último lugar está Manaus, com média 0,7. Ranking se baseia em 327 avaliações de voluntários, 123 de ciclistas, 128 de pedestres e 121 de usuários de transporte coletivo. O Mobilize explicou ainda que os voluntários tiveram apoio de um documento para preencherem um formulário sobre o modal avaliado.

Em Fortaleza, a pesquisa teve 15 avaliações, apresentadas em um mapa do site. No caso de Curitiba, foram 13 avaliações. A assessoria da Mobilize disse que as notas dos trechos avaliados são divididas pelo número de avaliações e, cada município. Não há uma padrão para definição dos lugares, que foram escolhidos pelos próprios voluntários com base no manual do movimento.

As áreas pontuadas pelas notas dos integrantes do Portal Mobilize Brasil foram indicadas pelo próprio avaliador. O critério para a escolha das cidades era ser uma  capital com “urbanização consolidada”. Os avaliadores eram pessoas que tinham relação com o movimento e possuíam “um olhar crítico”, como definiu a organização. O coordenador da campanha Sinalize, Eduardo Dias, disse que a ideia é que mais pessoas façam avaliações.

De acordo com ele, o objetivo é chamar a atenção das autoridades e da opinião pública para a precariedade da sinalização para quem não anda de automóvel. “Quando podem, as pessoas preferem sair de carro, aumentando os congestionamentos urbanos", completa. Na capital cearense, as 15 avaliações de sinalização do transporte coletivo, para ciclistas e para pedestres foram realizadas por quatro colaboradores, nos seguintes locais:

Sinalização Transporte coletivo
- Av. Humberto Monte, em frente ao Campus do Pici, por Victor José Pontes França;
- 23º Batalhão de Caçadores - Avenida 13 de Maio, 1589, por Camilla Karla Barbosa Siqueira;
- Avenida da Universidade, por Camilla Karla Barbosa Siqueira;
- Avenida Bezerra de Menezes, 2450 - North Shopping,por Camilla Karla Barbosa Siqueira;
- Rua Olavo Bilac, 814 - Álvaro Weyne, por Camilla Karla Barbosa Siqueira;
- Avenida Sargento Hermínio Sampaio, 2755 - Monte Castelo, por Camilla Karla Barbosa.

Sinalização para ciclistas:
- Avenida Washington Soares, por Celso Minoru Sakuraba Júnior;
- Avenida Rogaciono Leite, 340 - Guararpes, por Celso Minoru Sakuraba Júnior;
- Joaquim Nabuco, por Celso Minoru;
- Avenida Almirante Henrique Saboia , por Celso Minoru Sakuraba Júnior;
- Rua comum (entre Sena Madureira e rua do Rosário), por Diego Hermys de Souza Vieira.

Sinalização para pedestres:
- Avenida Sargento Hermínio Sampaio, 2755 - Monte Castelo,por Camilla Karla Barbosa Siqueira;
- Av. Aguanambi, por Camilla Karla Barbosa Siqueira;
- Regiçao Central, na rua pedro I, por Diego Hermys de Souza Vieira;
- Avenida Bezerra de Menezes, 2450 - North Shopping, por karla Barbosa Siqueira.

Calçadas <br>Em 2012, outra pesquisa do portal indicou as calçadas de Fortaleza como as melhores do País. Levantamento, conforme O POVO publicou, levava em consideração a opinião de um integrante do site, em passeios específicos construídos há pelo menos 50 anos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Resultados
A avaliação pode ser acessada no site da campanha

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente