Participamos do

Faixas para transporte público começam a funcionar nesta segunda-feira

16:58 | Ago. 25, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Condutores que trafegam nas principais avenidas do Benfica devem ficar atentos. Começaram a funcionar nesta segunda-feira, 25, as faixas exclusivas para transporte coletivo na Avenida Carapinima e na Avenida da Universidade - a mudança integra o Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt).

A partir de agora, somente ônibus, táxis e vans poderão circular nos trechos indicados. De acordo com Luiz Alberto Sabóia, titular da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos e coordenador do Paitt, ainda é cedo para realizar avaliações sobre melhorias na fluidez do tráfego. "Vamos ter um período de adaptação, no qual as pessoas vão tomar conhecimento das faixas (exclusivas)", afirmou o gestor.
[SAIBAMAIS2]
Durante os primeiros 60 dias de funcionamento das faixas exclusivas não haverá penalização ou multa para os motoristas flagrados em desrespeito ao equipamento.

As faixas funcionarão nos dias úteis, de 5h às 21 horas, e aos sábados, de 5h às 16 horas. Aos domingos e feriados, o tráfego é livre.

Na Avenida da Universidade, por onde costumam circular diariamente 42 linhas de ônibus, a faixa exclusiva será desde a rua Padre Cícero até a avenida Domingos Olímpio. No trecho entre as ruas Paulino Nogueira e Juvenal Galeno, serão destinadas duas faixas para os ônibus, em função do maior número de veículos e desejos de paradas.

Já a Avenida Carapinima compreenderá uma faixa por sentido, entre a rua Padre Francisco Pinto e a avenida Duque de Caxias, beneficiando as 37 linhas que passam pelo local. A exceção será o trecho entre a rua Juvenal Galeno e avenida 13 de Maio, onde também serão destinadas duas faixas para os ônibus.

Com informações da repórter Angélica Feitosa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente