Participamos do

Faixas exclusivas de ônibus nas avenidas Carapinima e da Universidade começam a funcionar

A fiscalização será feita em três etapas: adaptação, educação e penalização
12:06 | Ago. 22, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A partir da próxima segunda-feira, 25, as faixas exclusivas de ônibus começarão a operar nas avenidas Carapinima e da Universidade. A ação visa melhorar a ligação entre os bairros Benfica e o Centro da cidade, segundo a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF).

 A medida integra o Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt) e promete garantir a prioridade do transporte coletivo, otimizando os deslocamentos de cerca de 300 mil passageiros, além de reduzir em até 40% o tempo de viagem dos usuários.

Na avenida da Universidade, por onde costumam circular diariamente 42 linhas de ônibus, a faixa exclusiva será desde a Rua Pe. Cícero até a Avenida Domingos Olímpio. No trecho entre a Rua Paulino Nogueira e Juvenal Galeno, serão destinadas duas faixas para os ônibus, em função do maior número de veículos e desejos de paradas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 Já a avenida Carapinima compreenderá uma faixa por sentido, entre a Rua Pe. Francisco Pinto e a Avenida Duque de Caxias, beneficiando as 37 linhas que passam pelo local. A exceção será o trecho entre a Rua Juvenal Galeno e avenida 13 de Maio, onde também serão destinadas duas faixas para os ônibus.

[SAIBAMAIS3]A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) segue realizando o trabalho de redimensionamento dos pontos de paradas para que exista uma distância média de 500 metros entre eles.

 Os serviços de sinalização, que tiveram início no dia 18 deste mês, estão sendo realizados no período noturno para não prejudicar a fluidez do tráfego. Essas faixas totalizarão 4,4 km e estarão situadas no lado direito da via.

 Será permitido o tráfego de ônibus, vans e táxi nas faixas exclusivas. Veículos particulares poderão circular desde que respeitem as regras de circulação, só devendo adentrar a faixa para realizar conversões à direita ou acesso ao lote, numa distância limite entre 100 e 300 metros em virtude da característica das vias.

 Conforme as placas de sinalização vertical que serão instaladas ao longo das vias, as faixas funcionarão nos dias úteis, de 5 às 21 horas, e aos sábados, de 5 às 16 horas. Aos domingos e feriados, o tráfego é livre. A fiscalização será feita em três etapas: adaptação, educação e penalização.

  “No primeiro momento não haverá multa, apenas orientações. No segundo momento, 30 dias após a implantação da faixa, nós iremos implantar a fiscalização eletrônica e já começaremos a registrar os abusos e notificar, ainda em caráter educativo. Somente após mais 30 dias, terá início a terceira fase em que haverá, se for o caso, penalização com multa”, explica Luiz Alberto Sabóia, titular da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP)

 Cerca de 122 quilômetros de faixas exclusivas para transporte público serão implantados em Fortaleza até julho de 2015. Avenidas como a Washington Soares e Domingos Olímpio também estão programadas para receber as faixas.

 

Redação O POVO Online com informações do Blog do Eliomar

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente