Participamos do

UFC está entre as mil melhores universidades do mundo

A Universidade Federal do Ceará ficou com a posição 964 entre mil melhores instituições de ensino superior do planeta, no ranking realizado pelo Centro de Rankings Universitários Mundiais. Dezoito universidades brasileiras estão na lista
16:05 | Jul. 31, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Com a 964ª posição, a Universidade Federal do Ceará (UFC) está presente no ranking que considera as mil melhores instituições de ensino superior do mundo. A classificação foi feita pelo Center for World University Rankings ou Centro de Rankings Universitários Mundiais (CWUR, na sigla em inglês), uma instituição da Arábia Saudita, e foi divulgada nesta quarta, 30. 

O coordenador de Avaliação Institucional da UFC, Wagner Andriola, afirma que a classificação da universidade revela que os docentes têm se esmerado em gerar conhecimento de qualidade e relevância para a comunidade. Além disso, segundo ele, os alunos também têm se destacado em suas produções acadêmicas. 

“Esse indicador vai captar algumas informações sobre a pesquisa científica e a geração de conhecimento científico. Ela avalia o alcance das pesquisas em revistas especializadas e publicações em periódicos de renome internacional”, afirma Andriola, acrescentando que a classificação deve abrir ainda mais as portas para que os alunos de graduação e pós-graduação participem de publicações cada vez mais conceituadas.

Para continuar o crescimento e reconhecimento da produção científica, a Universidade planeja, segundo Wagner Andriola, oferecer curso cujas aulas sejam todas dadas em língua inglesa. 

O ranking do CWUR é divulgado desde 2012, mas, nos anos anteriores, a lista contava apenas com as 100 universidades com as melhores colocações. Na lista de mil universidades em 2014 estão, ainda, 18 universidades brasileiras. Entre elas, na melhor colocação está a Universidade de São Paulo, que ocupou a 131ª posição, a primeira colocada da América Latina. 


Veja a colocação das universidades brasileiras no ranking:
 
131ª - Universidade de São Paulo (USP)
329ª - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
437ª - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
496ª - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
585ª - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
626ª - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
683ª - Universidade Estadual Paulista (Unesp)
845ª - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
852ª - Universidade Federal Fluminense (UFF)
894ª - Universidade de Brasília (UnB)
898ª - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
919ª - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
925ª - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
929ª - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
940ª - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
964ª - Universidade Federal do Ceará (UFC)
967ª - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
983ª - Universidade Federal do ABC (UFABC)
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente