Participamos do

UFC cria 12 novos cursos de graduação e seis pós-graduações

Serão criados dois novos campi, em Russas e em Crateús. Além de 11 novos cursos de graduação no Interior e um na Capital. Todas as novas pós-graduações serão em Fortaleza
10:27 | Jul. 23, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Universidade Federal do Ceará (UFC) aprovou a criação de 12 novos cursos de graduação e outros seis de pós-gradução, nesta terça-feira, 22. Para a graduação, serão cinco para o novo campus de Russas, quatro para o novo campus em Crateús, dois para o campus de Quixadá, e um para o Centro de Tecnologia (CT) de Fortaleza.

 Os cursos de pós-graduação serão: doutorados nas áreas de Administração e Controladoria, e Saúde Coletiva; e mestrados em Urbanismo e Design, Ciência da Informação, Gastronomia, e Música. A aprovação foi dada pelo Conselho Universitário (Consuni).

O opção pela criação dos campi temáticos em tecnologia, nos municípios de Russas e Crateús, aconteceu devido ao aumento do mercado nas localidades, assim informa o reitor da UFC, Jesualdo Farias. "Até o final do ano, os campi estarão plenamente criados e efetivos. O ingresso dos alunos nos novos cursos já acontecerá em janeiro de 2015, após a realização da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano."

Os cursos da área de Computação receberão 100 alunos por ano, com duas entradas de 50 alunos, e os da área de Engenharia terão 50 vagas. Os cursos têm horário integral, com tempo padrão de quatro, ou, no máximo, seis anos, para que sejam concluídos. Serão 710 vagas a mais ofertadas em relação ao Sistema de Seleçãoi Unificada (Sisu) anterior.

Funcionamento dos cursos em novos campi

Em Russas, funcionarão os cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Software, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Em Crateús, a UFC disponibilizará os cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia Ambiental e Engenharia Civil. O Campus de Quixadá agregará os cursos de Design Digital e Engenharia de Computação aos quatro já em funcionamento. Engenharia de Computação foi o curso criado para o CT, na Capital.

De acordo com Jesualdo Farias, em Quixadá, a UFC oferecerá a única experiência nacional voltada exclusivamente para o trabalho e execução de tarefas em todas as área de Tecnologia da Informação (TI).

Neste semestre, terão início os cursos de Engenharia de Software, em Russas, e Ciência da Computação, em Crateús. No primeiro semestre de 2015, começarão os demais cursos recém-criados. O mestrado profissionalizante de Ensino de Física em Rede será iniciado em setembro deste ano.

Novas pós-graduações


Já em relação ao aumento dos cursos de pós-gradução, o reitor afirma que a UFC abrirá o primeiro curso de mestrado do Brasil na área de gastronomia. Os programas de pós-graduação recém-criados dependem de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e a expectativa é de que sejam aprovados até dezembro deste ano. Assim, só deverão começar em 2015, ressalta Gil Aquino, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente