Participamos do

Shopping Benfica recebe ações educativas de saúde voltadas para o público masculino

Em Fortaleza, 10% dos homens são fumantes, 54,2% estão com excesso de peso e 19,4% são obesos, conforme levantmento do Ministério da Saúde
16:09 | Jul. 14, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Nesta terça-feira, 15, em comemoração ao Dia do Homem, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) promove ações informativas e educativas sobre doenças sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos e combate ao tabagismo. Atividade será realizada durante todo o dia no Shopping Benfica, localizado na Avenida Carapinima, 2200.

Aas ações educativas, segundo a Sesa, foram escolhidas com base em dados do Vigitel 2013 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), realizado pelo Ministério da Saúde. De acordo com o levantamento, em Fortaleza, 3,8% dos homens maiores de 18 anos avaliam negativamente o seu estado de saúde.

A pesquisa ainda mostra que 10% dos homens são fumantes, 54,2% estão com excesso de peso (Índice de Massa Corporal maior que 25kg/m2), 19,4% são obesos (Índice de Massa Corporal maior que 30 kg/m2), 18,5% têm diagnóstico médico de hipertensão arterial, 6,9% têm diagnóstico de diabetes e 13,2% têm diagnóstico de dislipidemia (presença elevada de gorduras no sangue, como colesterol e triglicérides).

O Censo 2010, divulgado pelo IBGE, aponta ainda que há 96 homens para cada 100 mulheres no Brasil. No Ceará, Fortaleza é a cidade com a maior porcentagem de mulheres, com 53,2% da população total, índice que corresponde a 156.349 mulheres a mais que a população masculina, que representa 46,8%.

Atendimento
Os homens podem receber atendimento de saúde no Centro de Saúde do Meireles, unidade da Sesa, localizado na Avenida Antônio Justa, 3113, bairro Meireles. O local funciona também à noite, até às 21 horas, como opção de atendimento à população masculina.

Segundo a  Sesa, o atendimento tem início com um médico em clínica geral. Depois da consulta, o médico pode encaminhar o paciente para a realização de exames laboratoriais, como de sangue urina, e mais complexos, a exemplo da ultrassonografia de próstata, pélvica e abdominal, feitos no próprio Centro.

Redação O POVO Online
com informações da Sesa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente