PUBLICIDADE
Notícias

Posto de coleta do Hemoce será disponibilizado em shopping até o dia 31 de agosto

Além de doar sangue, é possível no posto de coleta, realizar o cadastro como possível doador de medula óssea

15:58 | 01/07/2014
NULL
NULL

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) vai disponibilizar um posto de coleta - entre os dias 1º de julho a 31 de agosto - no Shopping Via Sul. Os interessados em realizar doações voluntárias podem se dirigir ao local durante o horário: das 15h às 20h. Apenas nesta sexta-feira, 4, por causa do jogo do Brasil na Arena Castelão, a unidade será fechada.

Além de doar sangue, é possível no posto de coleta, realizar o cadastro como possível doador de medula óssea. Os pré-requisitos são: ter entre 18 e 55 anos; estar bem de saúde; não ter tido câncer; apresentar documento de identidade e comprovante de endereço. O cadastro será concluído com a assinatura de um Termo de Consentimento e a coleta de uma amostra de sangue (10ml).

De acordo com o Hemoce, durante o cadastro, deverão ser fornecidos dois nomes e telefones de contatos para que seja possível localizá-lo, caso haja compatibilidade com algum paciente.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), nos últimos 10 anos, o transplante de órgão cresceu 84%, as cirurgias 619% e os atendimentos de urgência 627% em todo país. Em todos os casos a doação de sangue é essencial para possibilitar a realização dos procedimentos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 1,9% da população brasileira doa sangue quando o ideal seria de 3% a 5%. No Ceará, a média gira em torno de 1,2%.

Para ser um doador de sangue é preciso: ter entre 16 e 69 anos; estar saudável; bem alimentado; ter mais de 50 kg; apresentar um documento oficial e original com foto.

Os menores de 18 anos devem apresentar o Termo de Consentimento, disponível para download no site oficial do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).

Serviço:
- Onde: Posto de coleta de sangue no Shopping Via Sul (Av. Washington Soares, 4335)
- Quando: 1º de julho a 31 de agosto
- Horário: 15h às 20h

Redação O POVO Online

TAGS