Participamos do

Dez veículos são multados por emissão de fumaça preta

Ao todo, 560 veículos foram fiscalizados em operação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente contra fumaça preta, nos municípios de Fortaleza, Aquiraz e Macaranaú
18:57 | Jul. 21, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Entre os dias 15 e 18 de julho, as blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) vistoriaram 560 veículos em Fortaleza, Aquiraz e Maracanaú. Desses, dez foram multados por apresentarem índices superiores ao da legislação.

O método utilizado é da escala de Ringelmann Reduzido. Técnicos comparam a cor da fumaça expelida pelo carro com a coloração contida em um dos níveis da escala. Entre 20 e 40%, referentes às cores mais claras, o automóvel está dentro dos padrões. A partir de 60, 80 e 100% de escuridão na fumaça, o carro recebe infração com uma multa.

Em Aquiraz e Marcanaú, as fiscalizações, segundo o órgão, foram realizadas nas rodovias CE-040 (no km 32) e CE-060 (km 8). Em Fortaleza, veículos foram vistoriados nas avenidas José Bastos (Rodolfo Teófilo) e Demétrio de Menezes (Antônio Bezerra). Na Capital, a operação contou com a parceria da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC), e na Região Metropolitana, com apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

Fumaça Negra
Segundo a Semace, a emissão de fumaça negra proveniente dos veículos automotores do ciclo diesel é o resultado de uma combustão incompleta e está associada a problemas operacionais e de manutenção, podendo acarretar doenças relacionadas ao aparelho respiratório e cardiovascular, bem como alterações no clima da Terra.

Multas
As multas por emissão de fumaça preta podem variar de R$1.401,67 à 5.606,71, podendo ser reduzidas em 50%, informou a Semace. Para isso, o conutor terá que apresentar o carro irregular, no prazo de 15 dias desde a autuação, para passar por nova vistoria. O responsável pode descontar valor se apresentar, nesse período, o veículo nos padrões.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente