Participamos do

Veja 10 dicas importantes na hora de fazer compras

20:10 | Jun. 24, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Procon Fortaleza deve intensificar na segunda quinzena de junho até 13 de julho fiscalização em lojas do Centro, shoppings da Capital e estabelecimentos da avenida Monsenhor Tabosa. O objetivo, segundo o órgão, é garantir que as lojas cumpram as determinações do Código de Defesa do Consumidor (CDC), principalmente na época da Copa do Mundo quando o número de consumidores aumenta.

Entre as principais infrações encontradas pelo Procon são a ausência de preços nos produtos, venda diferenciada na compra com cartão de crédito e à vista e imposição de valor mínimo em compras com cartão de crédito.

“As empresas precisam compreender que os direitos do consumidor são garantidos por Lei, de acordo com o CDC, que trata de normas e condutas na defesa dos consumidores em todo o território nacional”, informou a coordenadora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos.

Serão 17 dias de fiscalização. Caso sejam constatadas infrações, o órgão deverá autuar os estabelecimentos para que se defendam em no máximo 10 dias. Em caso de multa, vai variar de acordo com a gravidade da infração e o porte econômico da empresa.

Clientes que desejam denunciar, o contato com o Procon deverá ser feito através de visita na rua Major Facundo, 869, Centro, pelo site www.fortaleza.ce.gov.br, ou pela central de atendimento 151, no horário comercial.

Veja 10 dicas importantes no ato da compra:

Confira 10 dicas importantes na hora de fazer compras:
1 - Pesquise os preços dos produtos, pois pode haver grande variação entre os estabelecimentos comerciais;
2 - Dê preferência para pagamento à vista, assim, é possível tentar negociar descontos;
3 - Compras efetuadas com cartão de crédito sem parcelamento são consideradas como pagamento à vista, não devendo, portanto, haver acréscimos de quaisquer valores;
4 - Cuidado com compras no crediário. Verifique as condições de parcelamento, tais como: quantidade e valor das prestações, juros e acréscimos;
5 - Exija sempre a nota fiscal e, nos casos em que haja concessão de garantia contratual, exija também o certificado de garantia, pois são documentos imprescindíveis para reclamar seus direitos;
6 - Ao adquirir um aparelho eletroeletrônico, solicite, ainda no estabelecimento comercial, uma demonstração de funcionamento do produto, testando todas as suas funções;
7 - Observe os termos da garantia contratual e a rede de assistência técnica autorizada;
8 - Dê preferência aos produtos que consumam menos energia, conforme selo de organismos de inspeção (selo Procel);
9 - Verifique se a voltagem do produto é compatível com a tensão do imóvel em que será utilizado;
10 - E muito cuidado no ato do recebimento do produto em casa ou na loja. Antes de assinar o comprovante de entrega, confira o estado do produto, se todos os componentes indicados na embalagem estão sendo entregues e se o produto está em perfeito estado de funcionamento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente