Participamos do

Operação de trânsito e transporte será implantada em jogo entre Uruguai e Costa Rica

15:54 | Jun. 12, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Uma operação especial de trânsito e transporte foi planejada pela Prefeitura para o sábado, 14, quando haverá o primeiro jogo da Copa do Mundo na Arena Castelão. A estreia acontecerá  às 16 horas, com a partida entre as seleções do Uruguai e Costa Rica. A operação de trânsito terá início à meia-noite com a remoção dos veículos estacionados em locais proibidos e implantação dos postos de triagem e bloqueios. 

Um efetivo de 170 agentes de trânsito, distribuídos em 45 viaturas e 20 motos, farão o monitoramento da região contando com o auxílio de cinco reboques para desobstrução das ruas e avenidas, caso seja necessário. O controle de veículos será intensificado nas avenidas principais que dão acesso ao Castelão. 

Os primeiros postos de triagem serão montados nos cruzamentos das avenidas Alberto Craveiro x Senador Carlos Jereissati, Juscelino Kubitschek x Presidente Costa e Silva (Perimetral), Dep. Paulino Rocha x BR-116 e Dr. Silas Munguba x R. Des. Otacílio Peixoto, por onde apenas veículos credenciados e coletivos poderão passar. O acesso local estará garantido.

Além desse controle inicial, Postos de Verificação Veicular (PVVs) montados na Av. Alberto Craveiro x R. Paula Frassinetti e Av. Paulino Rocha x R. Cel. Zacarias José de França restringirão ainda mais o acesso, permitindo somente a entrada dos veículos credenciados pela FIFA.

Transporte Coletivo
"Como a circulação será restrita, a opção para chegar mais próximo ao estádio é utilizar transporte coletivo", indica a Prefeitura. Linhas especiais farão o deslocamento da população partindo dos bolsões de estacionamento situados no Shopping Iguatemi, Universidade de Fortaleza (Unifor), Shopping Via Sul, Cambeba, Shopping Parangaba, North Shopping Jóquei e Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC). Desses locais, partirão 300 ônibus que irão operar exclusivamente nas linhas expressas até a Arena Castelão, sem paradas no meio do caminho.

Além dos ônibus que sairão dos bolsões de estacionamento, também sairão linhas especiais do Aeroporto Internacional de Fortaleza e dos pontos de paradas da Av. Abolição (entre a Av. Barão de Studart e a Via Expressa), no sentido Praia de Iracema/Mucuripe. Todos os pontos de embarque e desembarque estarão identificados e contarão com a presença de fiscais da Etufor para ajudar com informações.
Linhas que passam pela Praia de Iracema:
- 930 Antônio Bezerra/ Praia de Iracema
- 931 Parangaba/ Praia de Iracema
- 933 Lagoa/Praia de Iracema
- 935 Messejana/Praia de Iracena
- 936 Conj. Ceará/Praia de Iracema
- 937 Papicu/Praia de Iracema
- 938 Siqueira/Praia de Iracema
Na zona hoteleira da Praia do Futuro serão disponibilizadas duas linhas especiais que farão a ligação até o bolsão do Shopping Iguatemi. Serão atendidas as paradas da Av. Dioguinho nos trechos entre a R. Renato Braga e Av. Santos Dumont e entre a R. Des. Germiniano Jurema e Av. Santos Dumont.

Na chegada ao estádio, os coletivos farão o desembarque dos passageiros pelas avenidas Paulino Rocha, Dr. Silas Munguba e Alberto Craveiro, por onde seguirão a pé, passando por um corredor exclusivo para pedestres até a entrada da Arena. Após as partidas, os torcedores deverão realizar o embarque de volta nos mesmos locais onde desembarcaram. Operadores de transporte estarão espalhados pelo entorno do estádio repassando informações aos torcedores.

Os veículos coletivos fretados e de turismo também podem ser utilizados como opções de deslocamento. A Av. Juscelino Kubitschek será exclusiva para esses veículos, que poderão estacionar ao longo da avenida, no trecho compreendido entre a Av. Pres. Costa e Silva (Perimetral) e R. Eldorado.

Pessoas com mobilidade reduzida
Pessoas com deficiência também poderão utilizar os ônibus urbanos que sairão dos bolsões de estacionamento, pois todos os ônibus disponíveis serão acessíveis, segundo garante o Município. Ao chegarem nos pontos de desembarque, seguirão em microônibus adaptados até a entrada do estádio. Quem utilizar esse serviço terá direito a um acompanhante.
Redação O POVO Online com informações da Prefeitura Municipal de Fortaleza 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente