PUBLICIDADE
Notícias

Jornal do México chama Pirambu de favela

Portal de notícias disse que o bairro de Fortaleza tem pouco a ver com a avenida Beira Mar, onde os turistas aproveitam para comer frutos do mar

15:47 | 17/06/2014
NULL
NULL
O El Pais do México citou o Pirambu, bairro de Fortaleza, como uma das favelasmaiores e peculiares do Brasil”, em matéria publicada em seu portal, na última segunda-feira, 16. O texto aponta as diferenças entre “os amontoados no morro do Pirambu” com o calçadão da Beira Mar, onde os turistas mexicanos “degustam cerveja, lagosta e camarão”.

Embora o foco da matéria não seja as disparidades sociais, o jornal aproveita para falar do território, que segundo ele, é uma “favela gigante que mistura insegurança, calor e humildade” (El oleaje del Atlántico, que delimita el territorio, golpea a un centenar de metros a una gigantesca barriada caliente que mezcla inseguridad y humildad). No decorrer do texto, as estratégias do técnico Felipe Scolari são apontadas.

Bairro
O Pirambu é um bairro de Fortaleza que abriga 19 mil pessoas, conforme dados da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF). São 0,693 km ² de extensão com duas praças: Praça Patrão – Mor Aguiar (rua Dom Quintino, Nossa Senhora das Graças) e Praça Nossa Senhora das Graças (rua Dom Quintino).

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Pirambu, ainda conforme a PMF, é de 0,391.O IDH é medido pela expectativa de vida, pelos anos de escolaridade e pela renda per capita. A escala vai de 0 a 1 e 187 países são analisados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Mesmo com índice considerado baixo, o Pirambu não está entre os dez bairros com pior desenvolvimento humano, conforme estudo feito pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) de Fortaleza.

Redação O POVO Online

TAGS