Fiscalização de venda de fogos e rojões é intensificada
Com a chegada da Copa do Mundo e das festas juninas, a fiscalização em pontos de revenda de artefatos explosivos - como fogos e rojões - está sendo intensificada pela Coordenadoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em âmbito nacional, o órgão responsável pela fiscalização e fabricação, importação, exportação, transporte e armazenamento de materiais explosivos e produtos correlatos é o Exército Brasileiro. Para que estabelecimentos destinados a esse fim funcionem, é necessário que haja o cumprimento da Norma Técnica n.º 014/2008.
A normativa define várias providências necessárias para garantir a segurança contra incêndios e explosões, sendo uma delas a presença de um blaster – técnico capacitado para manipulação de artefatos.
O órgão aconselha que o consumidor procure casas credenciadas, exigindo a apresentação do Certificado de Conformidade do Corpo de Bombeiros, para garantir que a compra seja efetuada em um local que atente para as normas de segurança e proteção contra incêndio.
Redação O POVO Online com informações da SSPDS
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente