Participamos do

Após confronto com a Polícia, manifestantes se dispersaram

Mais de 3 mil pessoas confirmaram presença em manifestação, mas cerca de 200 pessoas participaram. O jogo entre Brasil e Croácia foi exibido em telões do Fifa Fan Fest
15:17 | Jun. 12, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

21h05min

Segundo o major Alexandre Ávila, comandante do Batalhão de Políia de Choque, duas pessoas foram detidas, somente pelo Choque. Os manifestantes foram encaminhados ao 34° Distrito Policial, no Centro. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) tambpem confirmou a detenção de dois adultos.

18h48min

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Mais três jovens foram detidos e seriam encaminhados ao 2° Distrito Policial, no Meireles. No entanto, 2° DP informou que nenhum procedimento de manifestação foi para o local.

Os outros manifestantes apreendidos pela Polícia foram soltos. No momento, os protestantes começam a se dispersar e o clima está tranquilo. 

[VIDEO1] 

>> Confira a galeria de fotos do protesto na Beira Mar 

18h30min

Outros dois manifestantes foram detidos para interrogatório, mas um foi solto. Na calçada da Beira Mar, comerciantes que não possuíam autorização da Fifa foram retirados, gerando revolta entre o público do local.

Um dos vendedores derrubou o carro de milho na saída da calçada. 

[VIDEO3] 

18 horas

Policiais estão no cruzamento das ruas Carlos Vasconcelos com Monsenhor Tabosa e procuram os manifestantes que participaram do confronto. Os protestantes acusam a Polícia de truculência ao revidar ataque.

[FOTO7]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

17h50min

Um manifestante foi preso pela Polícia e levado no carro do Comando Tático Motorizado (Cotam). Segundo a Polícia, o jovem foi detido por arremessar pedras contra os soldados. Os outros aplaudiram, mas a Polícia já cercou a área. Há políciais dos dois lados, armados com escudos.

O primeiro rapaz detido na manifestação desta quinta-feira, 12, disse à Polícia que é adolescente. Está sendo levado para interrogatório.

No entorno, os comerciantes reclamam da manifestação e dizem que as vendas estão sendo prejudicadas. 

17h48min

A Polícia fecha o cerco e se aproxima da confusão onde os manifestantes estão. Duas bombas de efeito moral foram jogadas para dispersar a multidão. Manifestates quebram vidros no chão. Bombas de gás ainda não foram deflagradas.

[FOTO6]

 

 

 

 

 

 

17h46min

Clima começa a ficar tenso. Os manifestantes quebraram algumas lixeiras de pedra e usaram as de plástico para fazer uma barreira entre a Polícia. Avançaram contra o choque e atiraram pedras. Mais policiais estão chegando.

[VIDEO2] 

17h40min

Um grupo de manifestantes acabou de queimar cinco lixeiras na rua da Beira Mar. Choque chegou ao local, mas ainda não houve confronto. Eles gritam palavras de ordem.

17h25min

Clima está calmo no local onde os manifestantes estão concentrados. Quando o jogador Marcelo marcou gol contra, o grupo de protestantes comemorou e gritou: "É a Croácia!". Algumas pessoas estão sentadas e outras em pé.

[FOTO5]

 

 

 

 

 

 

16h58min

Os manifestantes estão em frente à grade da Fan Fest. O clima chegou a ficar um pouco tenso, mas o número de torcedores ainda é muito maior que o de protestantes.

16h25min

Os manifestantes chegam ao aterro. O clima é ordeiro e muitos policiais fazem a segurança no local, mas não acompanham os manifestantes. Nenhum conflito.

[FOTO4]

 

 

 





 

[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

15h45min

Mais pessoas estão chegando ao local e se dirigindo ao aterro.  A concentração já possui cerca de 200 pessoas e a Polícia Militar passou pelo local e continuou até o aterro da Beira Mar.

Os manifestantes gritam palavras de ordem e vários membros de movimentos sociais também começam a chegar, como Crítica Radical e Movimento dos Conselhos Populares (MCP).

"Abaixo a Copa bilionária, a luta contra a FIFA é revolucionária", gritam alguns protestantes. Grupo é majoritariamente composto de jovens.

[FOTO3]

 

 

 

 

 

 


[SAIBAMAIS 4] 14h27min

Cerca de 100 pessoas fazem concentração em frente ao Clube Náutico, na avenida Beira Mar. A Polícia não está no local e o grupo aguarda pacífico, conforme apuração do O POVO. No dia da abertura da Copa do Mundo 2014, manifestações contra a Copa foram programadas através das redes sociais para esta tarde, no local onde ocorre o Fifa Fan Fest.

A ex-vereadora e líder do movimento Crítica Radical, Rosa da Fonseca, também está no local. O evento terá, além da exibição dos jogos, atrações musicais. Prefeitura Municipal de Fortaleza anunciou efetivo de efetivo de 20 policiais civis, 300 policiais militares, 85 guardas municipais e mais de três mil agentes de segurança privada e patrimonial para fazer a segurança no local.
[FOTO1]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Redação O POVO Online com informações
dos repórteres Bruno de Castro e Carlos  Mazza

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente