Participamos do

Sete pacientes do Hospital de Messejana morreram após contaminação por bactéria

As mortes começaram no início de abril e as duas últimas foram registradas na última sexta-feira, 10. Um paciente infectado pela bactéria está na UTI
14:11 | Mai. 12, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Sete pacientes do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) morreram após contaminação com a bactéria Acinetobacter baumannii. As mortes começaram no início de abril e as duas últimas foram registradas na última sexta-feira, 10. Um paciente infectado pela bactéria está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. A direção do hospital nega que as mortes estejam relacionadas a este tipo de contaminação.
[SELOLEITOR]

Segundo Bráulio Matias, médico infectologista e coordenador do Serviço de Controle de Infecção do hospital, as três primeiras mortes ocorreram em abril, nos dias 7, 20 e 29, e a quarta, no dia 1º de maio. Foi quando o hospital começou a tomar medidas para prevenir que outros pacientes não tivessem contato com a bactéria e que ela não se espalhasse pelo local.

O setor 1 da emergência do hospital passou por uma desinfecção e todos os pacientes tiveram que sair do local. Os mais estáveis ficaram nos corredores do HM e os mais graves foram transferidos para demais hospitais da cidade. Na ocasião, O POVO Online entrou em contato com a assessoria de comunicação do HM, que informou que se tratava de um procedimento "padrão" e que foi "realizado para garantir segurança e o atendimento adequado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)". O local ficou fechado do dia 2 ao dia 10 de maio.

Neste intervalo, ocorreu a quinta morte, no dia 6 de maio, e, três dias depois, mais dois pacientes faleceram. Os nomes não foram revelados pela direção do hospital. A maioria das vítimas era de idosos. Segundo o diretor do hospital, Ernani Ximenes, a bactéria não foi determinante na morte dos pacientes, que já estavam em estado grave antes da contaminação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Um paciente contaminado pela bactéria está internado na UTI Cardiopulmonar do Hospital de Messejana. De acordo com Ernani, o estado de saúde é estável, mas ainda é "preocupante" pelo paciente se encontrar na UTI do hospital.

Esta matéria foi sugerida por um leitor pelo WhatsApp do O POVO, no número (85) 8201 9291. Mande você também informações em tempo real para O POVO.   

Redação O POVO Online com informações da repórter Thaís Brito

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente