Participamos do

Pessoas com deficiência participam do Dia do Desafio

Tirolesa e rapel estão entre os preferidos
17:37 | Mai. 28, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Alunos e assistidos da Associação de Cegos do Estado do Ceará (Acec) participaram do Dia do Desafio, ocorrido nesta quarta-feira, 28. Cinquenta cegos foram à Praça do Ferreira, onde estavam ocorrendo as principais atividades.

Um deles foi André Lima, 26, que desceu na tirolesa pela primeira vez. Ele diz que não teve medo: “Para mim foi tranquilo. Quando estava lá em cima, sendo preparado para a descida, senti o vento e que estava suspenso, mas foi tudo muito tranqüilo.” André ainda diz que “quando estamos em queda, pensamos que estamos sem proteção”. Depois do momento de adrenalina, ele finaliza: “pensei que fosse mais alto.”

Outro aluno da Acec a experimentar a adrenalina foi Marcos Rodrigues, de 33 anos. Além de deficiência visual, Marcos tem deficiência auditiva. Ele foi pela primeira vez conhecer o rapel. Marcos diz que “foi show de bola.” Ele também afirma que “no começo sentiu um friozinho na barriga, mas foi uma experiência maravilhosa.” Indagado se faria rapel novamente, a resposta veio rápido: “sim, mas se fosse mais alto seria melhor.”

Para a professora da Associação de Cegos, Izabeli Matos, “o evento faz com que as pessoas, com ou sem deficiência, reflitam mais sobre a importância de praticar exercício físico.” Izabeli enfatiza que “os cegos, dentro de suas limitações praticam todos os exercícios, como tirolesa, rapel, aerobike e bungee jump.”

Segundo Izabele, a Associação de Cegos participa do Dia do Desafio desde 2006, e o número de cegos interessados vem crescendo. “Tivemos um crescimento de 25% de cegos que vieram esse ano”, diz.

Cláudio Almeida, gerente do Programa de Lazer do Sesc-Ceará, diz que o Dia do Desafio “pretende melhorar a qualidade de vida das pessoas através do exercício físico.”

No Brasil, o Dia do Desafio é organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc).

[FOTO2]

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

 

 

 

 

 

Cento e setenta municípios cearenses estão inscritos para realizar atividades físicas. Mas todos podem registrar suas atividades físicas que durem, pelo menos 15 minutos, através do 0800.285.3105, até à zero hora.

Em 2013, mais de um milhão e seiscentos mil fortalezenses participaram do Dia do Desafio.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente