Participamos do

Lançado plano para reduzir situações de vulnerabilidade de jovens de Fortaleza

Prefeitura e o Governo lançaram nesta noite o Plano da Agenda de Convergência para Proteção Integral de Crianças e Adolescentes no Contexto de Grandes Eventos
21:41 | Mai. 13, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Com o objetivo de reduzir as situações de vulnerabilidade dos jovens da Capital, a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado lançaram o Plano da Agenda de Convergência para Proteção Integral de Crianças e Adolescentes no Contexto de Grandes Eventos, na noite desta terça-feira, 13, no Paço Municipal.

A ação servirá para todos os grandes eventos da cidade, inclusive a Copa do Mundo. Ao todo, 41 entidades estão incluídas no planejamento de ação e 576 agentes já estão aptos a trabalhar. A expectativa é que este número deva ultrapassar mil pessoas.

"Essa preocupação não é de hoje, há muito tempo que tem se cristalizado na cabeça dos cidadãos brasileiros. Temos um evento grande em nosso País, e para nossa cidade especificamente trará mais de 250 mil pessoas de outros países. Será um espaço de muita alegria, mas de muita atenção. Queremos fazer um esforço único, nunca visto na história dessa cidade, teremos mais de mil pessoas nas ruas especificamente tratando da garantia e proteção dos direitos das crianças", disse o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que estava acompanhada da esposa Carol Bezerra, uma das principais articuladoras do plano.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Isso envolve atenção às crianças desaparecidas, em situação de risco para dependência química e abuso moral e sexual. Teremos uma rede multidisciplinar focada nesse objetivo. Esse esforço não pode se encerrar com o evento, fica um legado e aprendizado, cada um fazendo seu papel", completou RC.

O documento prevê ações como abordagens sociais, distribuição de material educativo, busca-ativa, atuação do Plantão Integrado de Proteção (serviço responsável pela articulação da rede), atendimento e encaminhamento das crianças e adolescentes em casos de violação de direitos, além da instalação do Espaço Temporário de Convivência.

Confira outras ações do plano

Plantão do Centro Integrado de Referência sobre Drogas
Plantão dos Conselhos Tutelares
Sensibilização para proteção de crianças e adolescentes com panfletagem e blitz
Capacitação dos atores para prevenção da violação de direitos da criança e adolescente
Cucas com programação cultural, esportiva e exibição de jogo do Brasil
Disponibilização de escolas municipais com oferta de atividades lúdicas acompanhadas por monitores capacitados
Funcionamento Cras/Creas, Centro Pop, Casa de passagem e Unidade de Acolhimento
Regime de plantão do Sistema de Justiça no núcleo da Defensoria Pública - Nuajea.

Locais de atuação do plano

O plano atuará na Fan Fest e entorno; Arena Castelão e entorno; orla Marítima (principalmente na Praia de Iracema, Beira Mar, Praia do Futuro e Barra do Ceará); Zona portuária; Bolsões de estacionamento; Aeroporto; Rodoviária; Terminais de ônibus e Centro de Fortaleza.

Redação O POVO Online com informações da repórter Viviane Sobral

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente