Participamos do

Núcleo de atendimento jurídico para adolescentes será inaugurado

Os jovens em conflito com a lei terão no espaço acesso a informações com abordagem humanizada e de acordo com suas necessidades
10:40 | Abr. 07, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará inaugura, na tarde desta segunda-feira, 7, um espaço de atendimento especializado para adolescentes. O Núcleo de Atendimento Jurídico Especializado ao Adolescente em Conflito com a Lei (Nuajea) vai funcionar na rua Tabelião Fabião, n º 114, Bairro São Gerardo.

O estabelecimento possui 278,35 metros quadrados e foram investidos R$341.146,45 na construção, que teve início em abril. Segundo a Defensoria, o local do Nuajea foi escolhido estrategicamente no complexo onde também funcionam a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e o Juizado da Infância e Juventude.

Nesta tarde, as oito unidades que realizam o acolhimento e o acompanhamento dos adolescentes em conflito com a lei estarão presentes expondo trabalhos artesanais desenvolvidos pelos próprios adolescentes que participam de oficinas nos centros educacionais (Centro Educacional Aldaci Barbosa Mota, Centro de Semiliberdade Marte Francisca, Centro Educacional Patativa do Assaré, Centro Educacional São Miguel, Centro Educacional São Francisco, Centro Educacional Cardial Aloísio Lorscheider e Centro Socioeducativo Passaré). Além da exposição dos produtos, o Centro Educacional Aldaci Barbosa Mota fará a apresentação musical.

Educação profissional
O objetivo do núcleo, ainda segundo a Defensoria, é prestar atendimento jurídico aos adolescentes em conflito com a lei com uma abordagem humanizada e em consonância com as necessidades dos jovens assistidos. A ação socioeducativa tem como princípio norteador a inclusão do adolescente e a redução de sua situação de vulnerabilidade.

De acordo com a Defensoria Pública, as unidades privativas de liberdade já oferecem cursos de iniciação profissional para todos os jovens internos que procuram considerar suas preferências individuais registradas no Plano Individual de Atendimento/PIA. Na educação profissional, a o trabalho é desenvolvido a partir de competências que favorecem a qualificação do adolescente para a inclusão em um cenário econômico e dinâmico.

Serviço
Inauguração do Nuajea
Data: segunda-feira, 7
Horo: 16h
Local: rua Tabelião Fabião, 114, São Gerardo

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente