Participamos do

Comissão de arquitetos faz relatório sobre mobilidade urbana

20:59 | Abr. 25, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma comissão de arquitetos do Departamento do Ceará do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-CE) apresentará neste sábado, 26, às 11h, durante coletiva de imprensa no Centro de Eventos do Ceará, um parecer técnico sobre a implantação do binário nas avenidas Santos Dumont e Dom Luís, na Aldeota. Além disso, os profissionais vão tratar de assuntos como as intervenções na Praça Portugal e o Plano de Ações Imediates de Transporte e Trânsito (Paitt), atualmente executado pela Prefeitura de Fortaleza. O relatório também abordará pontos positivos e negativos das ações de mobilidade urbana realizadas pelo órgão municipal.

A comissão apresentará questões de impacto da criação de um corredor preferencial e o aumento da circulação de linhas de ônibus sobre o comércio da avenida Dom Luís, o aumento do fluxo de veículos nas vias perpendiculares de início e fim do binário a integração entre a Linha Leste do Metrô de Fortaleza (Metrofor) e o binário. O documento do IAB classifica as animações computadorizadas e apresentações esquemáticas apresentadas pelos gestores públicos responsáveis pelas intervenções de mobilidade urbana como superficiais. A instituição acredita que o órgão municipal se precipitou ao anunciar o início imediato das obras sem que se tenha um projeto completo.

Segundo o IAB, as intervenções aplicadas pelo Paitt sofrem da falta de visão totalizante da cidade. O estudo elaborado pela entidade, após a divulgação oficial da proposta desenvolvida pela Prefeitura um planejamento urbano desarticulado, no dia 7 de março deste ano, parte do princípio que as ações não possuem planejamento urbano.

O anúncio ocorre por ocasião do XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, também realizado pelo IAB, que está sendo sediado no Centro de Eventos do Ceará.

 

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente