Participamos do

Ativistas pintam faixas de pedestre que dão acesso à Praça Portugal

A praça será demolida pela Prefeitura de Fortaleza para criar cruzamento
10:29 | Abr. 11, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 17h36min

Um grupo de ativistas pintou, na noite desta quinta-feira, 10, duas faixas de pedestre que dão acesso à Praça Portugal, no bairro Aldeota. A praça será demolida pela Prefeitura de Fortaleza para criar cruzamento na implantação dos binários nas avenidas Dom Luís e Santos Dumont.

Nesta manhã, já havia pedestres utilizando as faixas, que saem de dois triâgulos que circundam a praça. Segundo O POVO apurou, alguns carros obedeceram a sinalização, enquanto outros não pararam para a passagem dos pedestres.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

 

O POVO Online entrou em contato com a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), que enviou a seguinte nota:

A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) lamenta, mais uma vez, a violação de um bem público, sem que o órgão tenha recebido sequer uma prévia tentativa de diálogo ou solicitação de implantação de faixa de pedestres no local, no caso, a rotatória da Praça Portugal. Visando à segurança dos próprios pedestres e condutores, a pintura será retirada na noite desta sexta-feira (11/04), até porque não está dentro dos padrões técnicos de sinalização.
[SELOLEITOR]
Ressalta-se, ainda, que a implantação de qualquer sinalização depende de uma análise técnica que comprove a viabilidade da mesma e garanta mobilidade segura a todos. Segundo o Manual Brasileiro de Sinalização Horizontal, a pintura de faixa de pedestres deve ocorrer em locais onde haja um volume significativo de pedestres e onde seja resguardada a parada dos veículos de forma segura, o que não ocorre quando se trata de uma rotatória. Dessa forma, a referida faixa de pedestres compromete a segurança à medida que induz a parada dos veículos em condições de pouca visibilidade.

Como a Praça Portugal passará por intervenções viárias, a acessibilidade estará garantida e toda a sinalização será implantada posteriormente, contemplando a travessia segura de pedestres.


Esta matéria foi sugerida por um leitor pelo WhatsApp do O POVO, no número (85) 8201 9291. Mande você também informações em tempo real para O POVO.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente