Participamos do

Comunidade Portuguesa sai em defesa da manutenção da Praça Portugal

18:02 | Mar. 11, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Comunidade Portuguesa radicada no Ceará se manifestou em defesa da manutenção da Praça Portugal da forma que é atualmente. Na última sexta-feira, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros) anunciou projeto que prevê o desmembramento do equipamento para dar lugar a um cruzamento de vias. 

"(A comunidade) foi surpreendida com o anúncio da demolição da Praça Portugal, na cidade de Fortaleza. A Praça Portugal é um monumento de referência fundado em 1947. É parte importante da história de Fortaleza. É um assunto que toca profundamente não apenas à comunidade portuguesa, mas à história e cultura de todos os fortalezenses. A preservação da integridade da Praça Portugal é uma causa de toda a cidade", disse o grupo, por meio de nota. 
                               
A comunidade afirmou que propõe-se a participar da discussão para analisar alternativas técnicas e que permitam a manutenção da Praça Portugal. Uma reunião ocorreu ontem entre a comunidade e o prefeito, no Vice-Consulado de Portugal em Fortaleza.
Uma audiência que será realizada na próxima sexta-feira,14, às 16h.

Estarão presentes na reunião o vice-cônsul de Portugal em Fortaleza, representantes das diversas instituições portuguesas existentes e/ou representadas em Fortaleza – Câmara Brasil Portugal no Ceará, Federação das Câmaras Portuguesas no Brasil, Sociedade Beneficente Dous de Fevereiro, Academia do Bacalhau  – e membros destacados da comunidade nas áreas do Urbanismo, História e Jornalismo.

Em visita ao O POVO, nesta terça-feira, o prefeito afirmou que está aberto ao diálogo sobre alternativas para a Praça e disse que está mantendo contato com a comunidade. Além disto, em uma forma de compensação, contou que o projeto prevê dar nomes de cidades portuguesas no desmembrameto do equipamento.                                                                                    
A nota conclui: "Agradecemos o carinho e as manifestações de apoio que os fortalezenses têm demonstrado à comunidade portuguesa residente na cidade. Reforçamos o nosso empenho em ajudar na busca de alternativas urbanísticas para reverter o projeto de extinção da Praça Portugal, que é uma referência histórica que faz parte da memória urbana de Fortaleza".
Redação O POVO Online  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente