Participamos do

Inaugurado Centro de Profissionalização para Pessoa com Deficiência em Fortaleza

15:45 | Fev. 14, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Foi inaugurado nesta sexta-feira, 14, o Centro de Profissionalização para a Pessoa com Deficiência (CEPID), localizado no bairro Goiabeiras, em Fortaleza. o equipamento, que vem a ser o maior do Norte e Nordeste, irá funcionar como um espaço inclusivo para o desenvolvimento da educação e formação profissional de pessoas com necessidades especiais a fim de inseri-las no mercado de trabalho. Durante a solenidade, que contou com as presenças do governador Cid Gomes e do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e empresas parceiras que absorverão os profissionais treinados no CEPID.

Entre os serviços oferecidos no local, estão: orientação psicossocial; cursos de formação e qualificação nas áreas de indústrias, comércio e serviços; intermediação para o mercado de trabalho e sensibilização das empresas para inserção de trato das pessoas com deficiência. O local é adaptado às necessidades com mapa tátil, piso tátil direcional e de alerta, placas em braile e alarmes de sinalização, além de área de convivência, salas de aula, laboratórios de hotelaria e informática, salas de atendimento individual e auditório. Foram investidos um total de R$ 6 milhões na construção e aquisição de equipamentos pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio do Gabinete da Primeira-Dama.

O CEPID também foi todo estruturado para proporcionar a iniciação ao paratletismo em modalidades como basquete, futsal, natação e tênis de mesa, contando com estruturas como piscina acessível, quadra poliesportiva e academia de baixo impacto ao ar livre. A estrutura também atenderá o público em geral por meio de programas e ações já realizadas pelo Corpo de Bombeiros.

Estiveram ainda presentes no evento, os deputados federais Ariosto Holanda, André Figueiredo e José Airton; os deputados estaduais Professor Pinheiro, Ferreira Aragão, Raquel Marques, Delegado Cavalcante e Mirian Sobreira; o presidente da Câmara dos Vereadores de Fortaleza, Walter Cavalcante; o empresário Deusmar Queiroz.

Redação O POVO Online, com informações do Governo do Estado

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente