Sisu: Pelo terceiro ano consecutivo, UFC é a instituição mais procurada no País
UFC é a instituição mais procurada do País pelo terceiro ano consecutivoPelo terceiro ano consecutivo, a Universidade Federal do Ceará (UFC) foi a instituição mais procurada no Brasil nas inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta edição, foram 262.275 inscrições realizadas nos cursos ofertados pela instituição. Em coletiva, realizada nesta segunda-feira, 13, o ministro Aloízio Mercadante, informou que a UFC ficou à frente universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e da Bahia (UFBA). O número representa um acréscimo de 27% sobre o total registrado no ano passado, quando a UFC recebeu 206.443 inscrições.
A concorrência geral na UFC chegou a 41,12 candidatos por vaga, uma das maiores do País. A Instituição contabilizou 168.958 estudantes inscritos – 26,2% a mais do que no SiSU 2013, quando 133.923 candidatos a escolheram. Cada candidato pode realizar inscirção em duas opções de curso, o que explica a diferença entre os números.
Inscrições do IFCE no Sisu aumentam em 40%
No Instituto Federal do Ceará (IFCE) foram 90.135 inscrições nesta edição do Sisu. Os inscritos concorrem a 1.845 vagas em 56 cursos superiores, para 17 campi no Estado. De acordo com a intituição, o número é 40,2% mario que o registrado durante o Sisu 2013.1, ocasião em que a instituição recebeu 64.271 inscrições.
Os candidatos aprovados devem comparecer ao campus nos qual se inscreveram, nos dias 17, 20 ou 21 de janeiro para o período de pré-matrícula. Já os não aprovados devem aguardar o resultado da segunda chamada do Sisu, que terá seu resultado publicado em 27 de janeiro, a partir das vagas remanescentes da primeira etapa.
Os cursos com a maior quantidade de inscrições no IFCE foram: 1º) Tecnologia em Alimentos (campus de Sobral) – 4.608; 2º) Licenciatura em Educação Física (Juazeiro do Norte) – 3.881; 3º) Tecnologia em Saneamento Ambiental (Sobral) – 3.239; e 4º) Bacharelado em Turismo (Fortaleza) – 3.086.
As vagas oferecidas são para os campi de Acaraú, Aracati, Baturité, Canindé, Cedro, Crateús, Crato, Jaguaribe, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Sobral, Tauá e Tianguá. A relação completa de cursos pode ser acessada no portal do IFCE (www.ifce.edu.br).
Serviço
O resultado da primeira chamada do IFCE foi divulgado nesta segunda-feira e está disponível na página do Sisu: www.sisu.mec.gov.br.
Redação O POVO Online
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente
