Participamos do

Professores da Uece declaram fim da greve

A declaração foi feita em entrevista à rádio O POVO CBN na manhã desta quinta-feira, 16. Calendário com reposição de aulas será definido em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
10:28 | Jan. 16, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizado às 16h20min

Os professores da Uece (Universidade Estadual do Ceará) reunidos em assembleia decidiram, na manhã desta quinta-feira, 16, pelo fim imediato da greve da universidade. Foram 154 votos favoráveis e uma abstensão.

No início desta manhã, a presidente do sindicato dos professores da Uece, Elda Maciel, já havia declarado com exclusividade a rádio O POVO CBN o fim da greve. De acordo com a presidente, o governador Cid Gomes se comprometeu a assinar um acordo que garante que os cinco principais pontos de reivindicação dos professores serão atendidos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Governo do Estado assinará o acordo assim que o fim da greve for oficialmente declarado. As cinco reivindicações tem data marcada para serem atendidas. Os sindicatos terminam a greve hoje, mas permanecem em estado de greve até que todos os pontos sejam atendidos.

“Começamos a greve juntos, e juntos vamos termina-la”, disse Elza Maciel durante a assembleia realizada na manhã desta quinta-feira no auditório central do Campus da UECE no Itapery. Apesar da URCA e da UVA já terem terminado a greve nesta quarta-feira, 15.

Retorno às aulas

As aulas devem retornar imediatamente, o dia e hora do retorno fica a critério da reitoria de cada uma das universidades. A prioridade é finalizar o semestre letivo 2013.2, e iniciar o quanto antes o 2014.1.

“O calendário será apertado, mas garantimos que nenhum estudante será prejudicado”, declarou Elda Maciel representante da união dos sindicatos dos professores da Uece, URCA e UVA.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Uece, o calendário da instituição com datas para reposição das aulas do semestre 2013.2 e início do semestre 2014.1 será definido nesta sexta-feira, 17, às 10 horas, em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.


Reivindicações

Os cinco pontos são: regulamentação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos professores; reestruturação da tabela salarial dos técnico-administrativos conforme proposta da categoria; ampliação da verba para assistência estudantil para as três universidades; realização de concurso para professores contratação de professores efetivos. A necessidade seria dividida em um concurso emergencial com 450 vagas e outro com 339 a ser acertado no processo de negociação; investimento na reforma e expansão da estrutura do campus da Uece em Itapipoca, assim como a criação de novos cursos de graduação.

Redação O POVO Online

com informações de Rômulo Costa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente