Participamos do

Operários paralisam obras de reforma do Aeroporto Pinto Martins

18:31 | Jan. 16, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As obras de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, foram paralisadas na tarde desta quinta-feira, 16. O motivo seria o descumprimento por parte do Consórcio CPM Novo Fortaleza, responsável pelos serviços, do acordo coletivo firmado anteriormente com os trabalhadores, segundo o coordenador de fiscalização do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Tarraplenagem em Geral no Ceará (Sintepav), Archimedes Fortes.

Ainda de acordo com Archimedes, outros fatores levaram à paralisação dos trabalhos, entres os quais, atraso nos pagamentos, na entrega de sexta básica, nos pagamentos de rescisões contratuais, além de desvio de funções.

Ele disse que a paralisação deve durar até a próxima segunda-feira, 20, quando será realizada nova assembleia. Ano passado, as obras no aeroporto de Fortaleza foram paralisadas por duas vezes, entre os meses de abril e maio, e no mês de julho.

Até o momento, o consórcio CPM Novo Fortaleza não manifestou qualquer posição sobre a paralisação das atividades dos operários no Pinto Martins.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O POVO Online tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação que responde pelo consórcio CPM Novo Fortaleza, mas as ligações não foram atendidas. 

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou ao O POVO Online que acompanha as negociações entre os trabalhadores e o consórcio, e que a paralisação não deve afetar o funcionamento do aeroporto, mesmo com a autorização pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), dos 205 novos voos partindo do Pinto Martins, durante a Copa do Mundo de Futebol deste ano.

Obras do aeroporto

Os serviços de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional Pinto Martins incluem aumento do tamanho do terminal de passageiros, elevação da capacidade operacional e maior número de pontes de embarque. O investimento total é de R$ 337 milhões visando o aumento de passageiros durante a Copa do Mundo de 2014, valor incluso no PAC da Copa.

 

Redação O POVO Online

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente