Participamos do

Mudanças em faixas de ônibus na Bezerra de Menezes começam hoje

11:12 | Jan. 20, 2014
Autor Camila Holanda
Foto do autor
Camila Holanda Editora
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Mudanças nas faixas para transporte público na avenida Bezerra de Menezes passam a valer a partir desta segunda-feira, 20. As faixas azuis, antes prioritárias, agora serão exclusivas para ônibus, vans, táxis e transportes escolares regulamentados. A nova medida deve valer nos dias úteis, de 5h às 21 horas, e aos sábados, de 5h às 16 horas. O sistema, chamado de BRS (Bus Rapid Service) ou Serviço Rápido de Ônibus, foi implantado em agosto de 2012, em uma tentativa de dar maior fluidez ao trânsito.

Quem passa pela via já percebe mudanças. As sinalizações vertical e horizontal foram reforçadas na avenida. Ao longo da via, placas indicativas e de advertência foram instaladas para mostrar o que é e o que não é permitido, além dos acessos às ruas transversais.

A medida divide a opinião de usuários do transporte público e motoristas. O contator Manuel Vicente de Paula, 70, é direto: “ninguém vai respeitar”. Com endereço na Bezerra de Menezes, Manuel diz observar diariamente motoristas de carros e vans desrespeitando as delimitações dos corredores. Para ele, a medida ideal seria transferir as faixas para o outro lado da via, onde os ônibus parassem no canteiro central e não próximo às calçadas, como ocorre.

Esmeralda Fidelis, 50 anos, pensa diferente. Diariamente, a cuidadora toma a linha Antônio Bezerra/Papicu e acredita que, desde a implantação do sistema prioritário, a fluidez melhorou. “A gente que anda de ônibus nunca tem prioridade. Isso é bom pra gente”, diz

Inicialmente, oito equipamentos instalados ao longo da via, quatro em cada sentido, farão a leitura das placas dos veículos que estiverem irregulares no corredor exclusivo. Quem desrespeitar as regras de circulação receberá uma notificação educativa. Após 30 dias, multas passarão a ser aplicadas. As regras são baseadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estipula o valor da multa por transitar em faixa exclusiva no valor de R$ 53,20 e implica em três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente