Participamos do

"Forte suspeita" de caso de sarampo em Fortaleza deixa Secretaria da Saúde em alerta

Segundo a Secretaria, o paciente é um médico de 27 anos, que já está se tratando em casa, a sem febre, após passar dois dias hospitalizado
11:51 | Jan. 14, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um exame apontou que um médico de 27 anos que reside em Fortaleza está com "forte suspeita" de sarampo, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). O paciente está se tratando em casa, sem febre, após passar dois dias hospitalizado. O último caso confirmado de sarampo no Ceará foi em 1999.

Segundo investigação, se trata de um caso importado da doença. O paciente teria tido contato com uma mulher da África. De acordo com a Sesa, a doença foi tratada primeiro como se fosse dengue, já que os sintomas são parecidos.

Com o aparecimento da suspeita de sarampo na capital cearense e com a confirmação de surto da doença em Pernambuco e caso notificados na Paraíba, a Sesa elaborou uma nota técnica para alertar os profissionais sobre a detecção, diagnóstico e medidas de prevenção da doença. A nota chama a atenção dos profissionais que trabalham em hospitais, clínicas, laboratórios e também dos portos e aeroportos.
[SAIBAMAIS1]
Segundo a Sesa, a principal forma de prevenção é a vacinação, através da tríplice viral disponível nos postos de saúde durante todo o ano. Ainda de acordo com a Sesa, em 2013, a cobertura média dos 184 municípios cearenses foi de 102,66% em crianças com 1 ano de vida. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95%.

O paciente é considerado suspeito quando apresenta febre e exantema (erupção cutânea), que são manchas vermelhas pelo corpo, acompanhados de um ou mais desses sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ ou conjuntivite.

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente