Participamos do

90% dos aprovados na primeira fase do Sisu para UFC residem no Ceará

No ano passado, esse percentual foi de 82,3%. UFC atribui o aumento à ampliação das cotas para estudantes oriundos da rede pública de ensino
12:19 | Jan. 16, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

De acordo com a UFC (Universidade Federal do Ceará), os residentes no Ceará são a ampla maioria dos candidatos aprovados para a UFC na primeira chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu): 90,3%. No ano passado, esse percentual foi de 82,3%. O coordenador do Sisu na UFC, Prof. Miguel Franklin, atribui o aumento de oito pontos percentuais à ampliação das cotas para estudantes oriundos da rede pública de ensino.

A Universidade se antecipou à aplicação total da Lei nº 12.711/2012, adotando a reserva de 50% para cotistas no ingresso em 2014. No ano passado, as cotas foram de 12,5%, percentual mínimo exigido pelo Governo Federal.

O fato, somado à capilaridade do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizado em 84 municípios do Ceará, contribuiu para uma maior participação dos estudantes do próprio Ceará. O número de inscrições no ENEM 2013 no Estado foi 40% maior do que na edição anterior.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[SAIBAMAIS3]

Dos 100 cursos ofertados pela UFC no SiSU, 14 tiveram a totalidade de seus aprovados entre os residentes do Ceará. Por exemplo, Pedagogia, Engenharia de Teleinformática e Matemática Industrial. Em 2013, apenas o curso de licenciatura em Ciências Sociais (noturno) tinha 100% de aprovados do Ceará. Nenhum curso teve mais aprovações de estudantes de outros estados do que de residentes no Ceará.

Dos candidatos oriundos de outros estados, São Paulo representa a maior quantidade, com 1,9% dos aprovados, seguido por Pernambuco (1,1%) e Piauí (0,9%). Os cursos com maior presença de estudantes de fora do Ceará são Geologia (40%), Medicina ¬– Sobral (38,7%) e Design de Moda (38,3%). O Prof. Miguel Franklin, no entanto, ressalta que a conversão de aprovações em matrículas na UFC costuma ser maior entre os candidatos residentes no Ceará e estados vizinhos.

Considerando a classe de concorrência dos aprovados, 90,8% dos candidatos à ampla concorrência residem no Ceará, enquanto o percentual entre os cotistas varia de 84,7% a 90,6%, de acordo com a faixa de cota.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente