PUBLICIDADE
Notícias

Cinco estabelecimentos são autuados por venderem pescados em más condições de higiene

15:31 | 02/04/2012

Cinco estabelecimentos que vendem pescados, como peixes, crustáceos, mariscos e moluscos, tiveram produtos apreendidos pela equipe de fiscalização da Célula de Vigilância Sanitária e Ambiental (Cevisa) da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS). A operação começou no último dia 27 e segue até próxima sexta-feira, 6. Durante o período da Semana Santa e os dias que antecedem o feriado, as ações são intensificas, em decorrência do aumento na venda dos produtos.

De acordo com o coordenador da equipe de fiscalização de produtos de origem animal da Cevisa, Marcondes Chaves, os estabelecimentos autuados apresentavam pescados mantidos em condições inadequadas de higiene. Após a constatação, os próprietários foram notificados e os produtos apreendidos. Os estabelecimentos continuam funcionando e receberam um prazo para regularizar a situação.

Mercado dos Peixes (Mucuripe), Mercado São Sebastião (Centro), pontos de venda das ruas São Paulo e 24 de Maio (Centro), além de estabelecimentos comerciais de outros bairros da cidade (Messejana, Montese e Maraponga) estão sendo visitados pelas equipes de fiscalização da SMS. Nos supermercados, o trabalho também tem o suporte dos fiscais e dos técnicos veterinários de cada regional.

A SMS diz que, durante as fiscalizações, são verificadas as condições de armazenamento e acondicionamento dos pescados, sendo observados temperatura, local de conservação, textura e coloração dos produtos, além das condições de higiene dos estabelecimentos. Os fiscais também verificam o Registro Sanitário e a utilização de equipamentos individuais pelos funcionários, como luvas, batas, tocas e botas.

Em locais onde as condições não estão de acordo com as normas exigidas pela Vigilância Sanitária, o proprietário do estabelecimento recebe orientações para fazer as adequações às condições ideais, podendo ter os produtos apreendidos e receber auto de infração. Em alguns casos, é dado um prazo de 30 dias para o proprietário adequar a estrutura física do local às normas da Vigilância.

 

Durante a Semana Santa e alguns dias que antecedem, a tradição de comer frutos do mar é mantida e o consumidor deve estar atento às condições dos produtos que forem comprar. Para que isto aconteça, Marcondes adverte que as pessoas verifiquem a qualidade do local e as condições de higiene em que os produtos estão inseridos, para evitar doenças. 

 

Camila Holanda

camilaholanda@opovo.com.br

 

 

TAGS