PUBLICIDADE
Notícias

Ampliação do aeroporto de Fortaleza não alcança competições internacionais

13:33 | 06/04/2012
A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) deve assinar, no próximo dia 20, o contrato da obra de ampliação do aeroporto internacional de Fortaleza. O início da obra está previsto para maio deste ano. Entretanto, a primeira etapa da obra só ficará pronta após a Copa das Confederações e a finalização, depois da Copa do Mundo.

O Governo Federal deverá investir R$ 336,64 milhões na ampliação da capacidade do aeroporto. Apesar de estar incluída no pacote da investimentos da Copa do Mundo 2014, a previsão é que duplicação seja finalizada dois anos depois da realização da competição.

Mesmo a primeira etapa da obra só ficará pronta depois da Copa das Confederações, que ocorre em julho de 2013. A previsão é que essa primeira fase seja finalizada até dezembro de 2013.

Pelo projeto, o aeroporto terá, a princípio, sua capacidade do terminal ampliada de 6,2 milhões para 9 milhões de passageiro por ano. A segunda fase, estimada para ser finalizada em 2016, aumentará a capacidade operacional para 14,2 milhões de passageiros por ano.

Projeto antigo
O projeto de ampliação da capacidade do aeroporto internacional de Fortaleza não é novo. Em novembro de 2006, a superintendência local anunciou que um investimento de R$ 170 milhões para a obra. Na época, a previsão era que a obra ficasse pronta em outubro de 2009. A obra era necessária porque o terminal estava com sua capacidade chegando ao limite.

Para a contratação da obra este ano, a Infraero adotou o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), criado para dar celeridade às obras da Copa do Mundo. Segundo informações da Infraero, onze empresas participaram do processo, sendo declarado vencedor o consórcio CPM Novo Fortaleza - formado pelas empresas Consbem Construções, Paulo Octávio Investimentos Imobiliários e MPE Montagens e Projetos Especiais. O certame foi presencial no próprio Aeroporto, entre os dias 6 e 10 de fevereiro deste ano.

Márcio Teles
marcio.teles@opovo.com.br

TAGS