PUBLICIDADE
Notícias

Receitas do chef Stênio Machado, do restaurante Maee, feitas com o repórter Cláudio Ribeiro

23:48 | 29/03/2012

Nome do prato: ICAPUÍ
Ingredientes:
- Uma posta grande de cavala
- Geleia de pimenta
- Porção de Guaca mole
- Um maço de folhas de agrião e folhas de radicchio (muito semelhante ao repolho roxo, porém mais amargo e de textura mais leve).

Preparo
- Tempere a posta de cavala com um pouco de azeite, sal a gosto e leve para grelhar. Enquanto assa, gire-a pelo menos uma vez para aproveitar o desenho da grelha no peixe.
- Para a guaca mole: pique pedaços pequenos de um abacate pequeno. Corte também em cubinhos um tomate não tão maduro, um pimentão e uma cebola. Use uma colher de pasta de alho e tempere com sal, este sempre sem exagero. Misture tudo, sem deixar a colher macerar demais o abacate. Se gostar, acrescente um pouco de pimenta dedo de moça sem as sementes e um pouco de coentro. Bote para gelar.
- Montar o prato: Use um prato quadrado. Abra duas folhas do radicchio. A folha roxa dará um contraste muito bonito aos demais elementos. Bote a posta da cavala assada sobre a metade de baixo de uma das folhas. Sobre a outra folha, também da metade pra baixo, use uma fôrma para deixar a guaca mole com um desenho no prato. No meio da posta, tente deixar de pé o maço de folhas de agrião.
- Toque final: Pegue duas colheres pequenas de geleia de pimenta, misture com um pouco de água, para afinar a textura da geleia, e leve ao fogo baixo numa frigideira. Será por poucos segundos. Tão logo as primeiras bolhas surjam e se igualem em tamanho e por toda superfície da mistura, desligue a chama. No calor, a geleia irá caramelizar levemente e deixará o sabor da pimenta bem leve. Despeje no canto do prato e por sobre o peixe. Saboreie.
Porção: prato individual.

********

Nome do prato: PEROBA
Ingredientes:
- Dois a três pedaços de filé de robalo. Um deles ainda com couro.
- Risoto de shitake, berinjela e abobrinha marinadas com ervas
- Molho de espinafre

Preparo
- Tempere os filés de robalo com azeite e ervas misturadas (tomate seco, ervas finas, páprica doce, páprica picante, manjericão desidratado, alho picado). Asse-os na grelha ou na chapa. O couro retirado também deve ser grelhado. Servirá de apoio na montagem do prato.
- Para o risoto: a) Bote pedaços de shitake desidratado para cozinhar em água e uma pitada de sal. Fica no fogo até que amoleçam. Cuidado para não passar do ponto e deixá-los emborrachados. b) Você já terá deixado cubos pequenos de abobrinha e berinjela cozidas marinando em ervas (salsa seca, pimenta síria e caiana) por alguns minutos. Depois, pegue uma frigideira bem quente e derrame um pouco de azeite. Bote a berinjela e a abobrinha e cebola picada. Quando o azeite começar a esfumaçar, rapidamente despeje jatos de água (para isso, encha uma bisnaga plástica onde se guarda ketchup ou maionese). CUIDADO NESSE MOMENTO COM AS LABAREDAS. O fogo que subirá na frigideira é para defumar rapidamente as duas verduras (se fosse vinho, ao invés de água, seria flambar). Retire imediatamente a frigideira da chama do fogão, as labaredas sumirão em seguida. A berinjela e a abobrinha picadas ganharão um amargor leve, mas saboroso, típico de pratos do Mediterrâneo. c) Pegue arroz de risoto pré-cozido, despeje a abobrinha e a berinjela defumadas e misture-os com um pouco de leite, até engrossar o caldo do risoto. Use meia colher de manteiga e um pouco de sal para acertar o sabor.
- Para o molho de espinafre: Num liquidificador, bata um maço de espinafre, dois dentes de alho, meia xícara de azeite e sal. Se quiser, use um pouco de creme de leite. Bata para que a coloração fique num esverdeado bem escuro.
- Montar o prato: Junte os filés de robalo no centro do prato deixando-os de pé. Use o couro grelhado para ajudar nessa arrumação. Use uma fôrma para despejar o risoto no prato. Por cima, decore com dois fios de pimentões vermelho e amarelho ou um ramo de folhas de salsa. Ao lado do robalo, derrame um pouco do molho de espinafre. Aproveite.
- Toque final: cerque o resto do prato com pitadas páprica doce. Pode emoldurar o molho do espinafre. Dará um contraste elegante ao prato.

Porção: prato individual.

 

 

TAGS