PUBLICIDADE
Notícias

Atlas quer acabar com dúvidas sobre limites dos municípios

16:54 | 29/03/2012

O mapeamento georreferenciado dos limites territoriais de 20 municípios do litoral leste do Ceará foi entregue nesta quinta-feira, 29, à Assembleia Legislativa pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento e os memoriais dos municípios formam a primeira parte do Atlas de Divisas, que está sendo feito pelos órgãos para resolver as dúvidas quanto aos limites dos municípios.

Segundo Flávio Ataliba, diretor Geral do Ipece, o Atlas servirá como base para a elaboração de uma nova legislação para as divisas dos 184 municípios cearenses e, consequentemente, atualização cartográfica. Com isso, será possível definir com precisão onde começa e termina o município. De acordo com Ataliba, há 60 anos que não se tem a edição de uma nova lei que trate da questão dos limites municipais do Estado.

Os 20 municípios georreferenciados foram Alto Santo, Aracati, Beberibe, Fortim, Ererê, Icapuí, Iracema, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Palhano, Pereiro, Potiretema, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.

A próxima etapa do mapeamento será executada na região Cariri Centro-Sul. Ao todo, 42 municípios deverão ter seus pontos limites marcados pelos órgãos.

Municípios assinam acordo de divisas
Durante o evento de entrega do primeiro mapeamento do Atlas de Divisas, foram assinados acordos de divisas entres os municípios de Iracema e Ererê, Jaguaretama e Jaguaribara, Morada Nova e Limoeiro do Norte, Morada Nova e Russas, Russas e Jaguaruana, Russas e Limoeiro do Norte e entre Russas e Quixeré.

 

Redação O POVO Online

TAGS