Participamos do

Profissionais com mais de 45 anos encontram dificuldade para se recolocar no mercado

Experientes e com vontade de partilhar conhecimento, eles percebem a idade como barreira na contratação
09:08 | Out. 25, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Experientes e com vontade de partilhar conhecimento, eles percebem a idade como barreira na contratação

O administrador de empresas Júlio Souza, de 52 anos, busca recolocação no mercado há dois anos, desde quando foi demitido da função de gerente geral, em outubro de 2015. Natural de Juiz de Fora (MG), veio transferido de Manaus para Fortaleza em 2014. Ele conta que já participou de entrevistas até em São Paulo e em Minas Gerais, mas percebe a restrição das empresas em contratar pessoas acima dos 45 anos de idade. “Mesmo que tenha no currículo uma vasta experiência profissional, independente dos segmentos em que atuou. Isso é cultural”, revela.

Para as empresas, Júlio destaca os benefícios que o profissional de mais idade pode agregar: maturidade, resiliência, conhecimento e experiência de vida.  “Nessa faixa etária, o que mais passamos é tranquilidade, estabilidade financeira já formada. Se eu for escolhido, tenha certeza que estarei vestindo a camisa da empresa.”

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Aos profissionais que estão na mesma busca, o administrador recomenda manter a calma. “Acredito que tudo tem seu tempo e a sua hora. Isso é uma escola, você vai vivenciando e vai aprendendo. É paciência e aguardar com responsabilidade.”

Projeto inovador

Percebendo a restrição das empresas em contratarem profissionais mais maduros, a Dialogus Consultoria lançou, em julho deste ano, o projeto “%2b45 Anos no Mercado de Trabalho”. Segundo o sócio-diretor da Dialogus, Maiso Dias, o programa é uma ação voluntária que reúne diversos parceiros, como a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), a empresa de recrutamento e seleção Studart RH e o Sistema Nacional de Empregos/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT).

Maiso explica que o projeto é uma causa social da Dialogus com o intuito de trabalhar dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU): trabalho decente e crescimento econômico; e redução das desigualdades.

O projeto “ 45 Anos” apoia-se em dados do “Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil”, realizado pelo Instituto Ethos em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). De acordo com a pesquisa, 90,6% das empresas analisadas não possuem política para a promoção da igualdade de oportunidades para pessoas com mais de 45 anos no quadro de funcionários.

De acordo com Maiso, a resistência do mercado em contratar profissionais de mais idade é denominada de “viés inconsciente”, e se manifesta como um preconceito “natural” dos recrutadores. “É como se os jovens tivessem mais motivação e energia para gerar mais resultados.”

[FOTO1] 

Comprometimento e vitalidade

 

Segundo Gisele Studart, diretora da Studart RH, profissionais mais maduros têm a tendência a serem bem mais comprometidos e a darem mais resultados para a empresa devido à experiência, maturidade e comprometimento. “Existem pessoas que podem fazer uma diferença na vida e no resultados das organizações”, pontua.

Para a diretora, a discriminação das empresas não faz sentido nos dias atuais, tendo em vista a vitalidade dessa população que ainda tem muito a agregar ao mercado. “Hoje o nível de vida e de energia que as pessoas de mais idade têm é enorme. Com sessenta anos ainda se é jovem, com muita maturidade e experiência. Por que não?”

Para se recolocar no mercado, Gisele aconselha a esse público realizar capacitação contínua, cultivar o network, manter o ânimo e também se cadastrar no projeto “ 45 Anos”. “Aos poucos, a gente vai mudando a realidade e fazendo acontecer.”

Serviço

Projeto 45 Anos no Mercado de Trabalho

http://www.dialogusconsultoria.com.br/projeto 45/

(85) 3181 0086 / 3181 0087

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags