Participamos do

Parceria entre faculdade e empresa facilita ingresso de estudante no mercado de trabalho

Aproximar a teoria da prática, promover o contato com a realidade da profissão e levar inovação para as empresas são alguns dos benefícios de faculdade e empresas andarem juntas
10:42 | Nov. 01, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Aproximar a teoria da prática, promover o contato com a realidade da profissão e levar inovação para as empresas são alguns dos benefícios de faculdade e empresas andarem juntas

“No primeiro semestre, a gente chega com inocência do que é o mercado de trabalho”, conta Samara Costa, de 23 anos, estudante de pós-graduação em Direito Aplicado ao Setor Pessoal, na Faculdade Ateneu. No elo entre o aluno e o mercado, Samara conta que o apoio da faculdade foi de “extrema importância”. “O NAC [Núcleo de Apoio a Carreira da Ateneu] auxilia o aluno desde a forma que deve se comportar na seleção até a elaboração de currículos. É um reforço bastante positivo.”

Formada em Gestão de Recursos Humanos, também pela Ateneu, Samara já começou a estagiar no segundo semestre da graduação. Com o apoio do NAC, passou sete meses em uma empresa de contabilidade, onde aprendeu sobre processos de Departamento Pessoal (DP). A segunda experiência contou novamente com o apoio do Núcleo. “Entrei como estagiária de DP e, depois de três meses, fui efetivada como assistente de DP. Passei um ano no total.” Desde agosto de 2016, Samara alçou novos voos trabalhando como efetiva em outra empresa da área contábil.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Entre as expectativas para a carreira, Samara sonha alto e planeja ainda se tornar advogada. Ela espera que até lá a Ateneu ofereça o curso, tendo em vista a ótima relação que desenvolveu com a faculdade. “Hoje realmente posso dizer que sou uma profissional atualizada na minha área e foi de extrema importância para minha vida esse acompanhamento da faculdade.”

Apoio ao estudante

Andreza Albuquerque, gestora de carreiras do Núcleo de Apoio a Carreira (NAC) da Faculdade Ateneu, explica que atualmente a instituição tem mais de 1.000 empresas conveniadas, para que os alunos possam vivenciar a prática da formação e sejam inseridos no mercado.

De janeiro a setembro deste ano, a Ateneu já divulgou 1.318 vagas de estágio, com ingresso de 240 alunos. Também foram disponibilizadas 932 vagas de emprego. A oferta é maior para os cursos de gestão, com destaque para Administração, Recursos Humanos e Contábeis, diz Andreza.

Além de captar e divulgar as vagas, a Faculdade oferece ciclo de oficinas de preparação para o mercado, visitas de campo a empresas, atendimento presencial e virtual ao aluno, orientando sobre currículo, entrevista e carreira. “É um setor bem atuante. O Núcleo começou em 2004, junto com a história da Ateneu, e desde então só tem crescido. É um núcleo estratégico da instituição”, explica a gestora. 

Da faculdade para o mercado

Uma das parceiras da Faculdade Ateneu é a Loquicenter, empresa de locação, venda e assistência técnica de equipamentos de construção, em Fortaleza. Clarice Cavalcanti, sócia administrativa da Loquicenter, destaca os resultados positivos da parceria, com ganho para todas as partes. “Eu digo que o estágio é uma vitrine. Você está exposto. Se você for um excelente estagiário, pode até não ficar na empresa que está, mas vai alçar até voos maiores, como já aconteceu aqui.”

Para Clarice, receber estudantes na empresa traz inovação e possibilita novos olhares a partir da mente aberta de quem ainda não desenvolveu os vícios no trabalho. A partir dos feedbacks que a empresa fornece, a gestora aponta o papel da faculdade como fundamental para o desenvolvimento do aluno. “Teve uma pessoa aqui muito boa, realmente o técnico era excelente, mas o comportamental estava deixando a desejar. Então, a faculdade chegou junto, conversou, trabalhou e, hoje, a pessoa está ainda na empresa.”

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags