Participamos do

Os benefícios do estágio para o estudante

Amadurecimento profissional e maior identificação com o curso superior são alguns dos pontos positivos apontados por estudantes que estagiam. Os jovens consideram a experiência uma preparação para o mercado de trabalho
11:24 | Out. 10, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Amadurecimento profissional e maior identificação com o curso superior são alguns dos pontos positivos apontados por estudantes que estagiam. Os jovens consideram a experiência uma preparação para o mercado de trabalho

Lincoln Silva, de 26 anos, percebe o estágio como atividade fundamental na transposição da teoria à prática. O estudante cursa o 6º semestre de Arquitetura e Urbanismo, na faculdade Estácio de Sá. Desde fevereiro de 2016, Lincoln estagia na Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), onde vivencia ações de transporte e trânsito de Fortaleza, como a implantação de novas ciclofaixas em Fortaleza.

“Eu consegui me identificar mais com o curso e me trouxe um foco maior e valorização da profissão”, conta o estudante. Nas atividades diárias, ele compreendeu a importância do trabalho do arquiteto para a Cidade.  “Às vezes, a pessoa não valoriza por não conhecer.” Outra vantagem do estágio, segundo Lincoln, é a de interagir diretamente com o público-alvo, o que permite mais profissionalismo. Entre os desafios, ele diz que o setor recebe parceiros internacionais com frequência, mas a falta de conhecimento do idioma inglês limita sua aprendizagem.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Jovens talentos

Para continuar incentivando a vivência profissional do estudante com o mercado, a Prefeitura de Fortaleza lançou, em agosto deste ano, o Programa Jovens Talentos. No edital, foram ofertadas 901 vagas para 41 cursos de graduação. Além de estagiar na área de formação, o programa permite ainda que o universitário participe de capacitação complementar ofertada pela Rede Cuca.

Na visão do secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Philipe Nottingham, o estágio é uma grande oportunidade que complementa o aprendizado oferecido pelas escolas e faculdades. “Posso falar porque fui estudante e estagiário também. Na minha época de estudante, eu tive a oportunidade de efetivamente exercitar o trabalho profissional que, lá na frente, eu ia ter que enfrentar.”

Entre os conselhos para quem pretende estagiar, o secretário orienta que é preciso pensar além da questão financeira, da bolsa-estágio. É importante perceber como uma iniciação profissional, aproveitando ao máximo a oportunidade. “Eu digo isso por experiência própria. Eu tive essa oportunidade e eu tenho consciência do quanto me ajudou”, lembra.

[FOTO1] 

Amadurecimento profissional

Estagiando na assessoria de comunicação da Secretaria Municipal da Educação (SME), Palloma Castelo Branco, de 23 anos, sente-se uma profissional preparada para o mercado. Ela diz que a experiência tem proporcionado amadurecimento profissional e uma visão mais ampla do que é ser uma jornalista. “A minha segurança enquanto profissional se estabeleceu no estágio.” A estudante cursa o 8º semestre de Jornalismo na Faculdade Estácio de Sá, e atua na SME desde fevereiro de 2016.

Motivada, Palloma considera a equipe de trabalho como uma família, grupo com o qual desenvolveu uma boa interação e rapidamente se integrou. Além do grande aprendizado com a prática, ela concebe o estágio como uma “grande escola” que possibilitou o estreitamento com a carreira e que a desafia diariamente para um ritmo de trabalho mais ágil.

Para o estudante de Engenharia Civil, Samuel Mesquita, de 28 anos, o estágio também representa o desenvolvimento prático e a aplicação da teoria aprendida em sala de aula. Ele cursa o 8º semestre na Universidade de Fortaleza (Unifor) e estagia há quase dois anos na Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf).

Entre os benefícios proporcionados pela experiência, Samuel conta que aprendeu a ser mais prático nas atividades, adquiriu conhecimentos em edificações e infraestrutura, além de desenvolver o relacionamento interpessoal. Mais identificado com o curso, o estudante vê no estágio uma preparação para exercer melhor a profissão de engenheiro. Aos futuros estagiários, ele recomenda: “Aprender o máximo de conhecimento, agarrar ao máximo as oportunidades e se relacionar bem com as pessoas no ambiente de trabalho”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags