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Dar lucro e beneficiar a sociedade e o Meio Ambiente: saiba o que são negócios sustentáveis

Apesar de o senso comum aliar sustentabilidade somente à preservação dos recursos naturais, quando se fala em empreendedorismo, a definição vai bem além
16:56 | Nov. 29, 2018
Autor O POVO
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Muito se fala em negócios sustentáveis. Apesar de o senso comum aliar o conceito somente à preservação do Meio Ambiente, é importante ter-se esclarecido que ele está para além dessa perspectiva reducionista. Para que um negócio seja sustentável, ele precisa estar erguido sob três pilares: ser economicamente viável, ou seja, dar lucro, trazer benefícios à sociedade e considerar os impactos ambientais de maneira a preservar a natureza e elementos afins.

Segundo a administradora de empresas Mônica Arruda, fatores como mudanças climáticas e desastres ambientais têm mudado o comportamento do consumidor, que, ainda que a passos lentos, está indo em busca de bens de consumo que respeitem a fauna, a flora e os recursos naturais. Mônica argumenta que o fenômeno deve provocar, em 2019, maior demanda em consultorias na área.

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Para Welington Ribeiro, engenheiro civil e especialista em Gestão e Inovação Tecnológica, o tema sustentabilidade tem estado em pauta com mais contundência e a tendência é de que se amplie gradativamente. “Recentemente, participei de um fórum do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), que aconteceu em Cuiabá, Mato Grosso. O encontro discutiu pautas como desenvolvimento sustentável, assunto que ficará mais em evidência nos próximos meses.”

Ribeiro explica que durante o evento foi apresentada uma cartilha da instituição com seis tendências para os pequenos negócios. Empreendedorismo com propósito, sustentabilidade, diversidade, inovação e tecnologia, economia circular e cidades sustentáveis estão elencados no documento. Sobre os desafios a serem enfrentados a fim de que o mercado absorva os elementos citados, ele argumenta que há pressupostos mínimos a serem priorizados no momento de abrir um negócio e que eles são básicos para que o empreendimento obtenha sucesso.

“Quando você vai abrir um negócio, duas coisas são fundamentais: tem que gostar e conhecer o negócio. Ter consciência disso e optar por um nicho que se diferencie do que está posto no mercado já é um caminho interessante.” 

*Monica Arruda e Welington Ribeiro são, respectivamente, consultora e analista do Sebrae/CE 

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