Participamos do

Os pequenos negócios representam quase 99% das empresas do Ceará

Entre os segmentos de maior destaqueestão alimentação, moda e beleza, gerando empregos e fomentando a economialocal
09:39 | Dez. 15, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Entre os segmentos de maior destaqueestão alimentação, moda e beleza, gerando empregos e fomentando a economialocal

Quase 99% dasempresas no Ceará estão classificadas como pequenos negócios, respondendo por 47,3% dos empregos formais, indica a articuladora da Unidade de Atendimento do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Ceará, Alice Mesquita. A força dos pequenos negócios tem fomentado a economia, representando 26,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

De janeiro a outubro deste ano, foram quase 42 mil atendimentos realizados pelo Sebrae Ceará a pessoas que buscam algum tipo de informação sobre como montar ou aperfeiçoar um negócio. Segundo Alice, mesmo se falando em crise, muitas ainda buscam empreender.“A gente percebe que eles estão tentando capacitar-se para que o negócio seja mais duradouro. Querem montar o negócio, mas querem ir com o pé no chão”, pontua.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Entre os cursos mais procurados do Sebrae, Alice cita o programa Começar Beme os conteúdossobre negócios na internet. Como identificar e validar um modelo, qual valor e retorno do investimento são outras capacitações demandadas.

O comercio varejista, de uma maneira geral, é o segmento em que está situada a maior parte dos micro e pequenos negócios do Estado, com destaque para mercadinhos, alimentação, beleza, moda e acessórios. Na visão da articuladora do Sebrae, o futuro é promissor. “Os pequenos negócios representam um impulsionamento na economia”.

Negócio de mãe

Amanda Cruz, 37 anos, é um exemplo de pequeno negócio no setor de alimentação. Buscando resolver uma “dor” de mercado e uma necessidade pessoal, Amandacriou a Papinha da Mamãe. A ideia surgiu em 2016, quando preparava a comida da filha Maria Beatriz, que nasceu prematura e teve dificuldade para ganhar peso. “Eu estava lavando o espinafre na hora e pensei: ‘Meu Deus, quando eu voltar a trabalhar quem vai fazer isso por mim?’”.

Amanda, que já era formada em Administração, seguiu nos cuidados com a filha e no objetivo de ajudar outras mães com a mesma causa. Realizou,então, várias capacitações no Sebraeque deram um “norte” para sua empresa. Além disso, fez curso de cozinheiro no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), outro de congelamento, contratou nutricionista e, em março deste ano, abriu a loja especializada em alimentação infantil, na Cidade dos Funcionários, em Fortaleza.

Com uma variedadede refeições para crianças até seis anos de idade, a Papinha da Mamãe utiliza produtos orgânicos, sem conservantes, sem leite e sem ovos. O objetivo é oferecer praticidade, um cardápio balanceado e com o cuidado materno, conta Amanda. “O mundo não para pra gente ser mãe.”

Atualmente, os produtos são revendidos em Fortaleza, Eusébio, Sobral e em breve em Guaramiranga. Amanda espera abrir novos pontos de venda e enfrenta o desafio de sair da área operacional para a administrativa.

[FOTO1] 

Ambiente empreendedor

 

A cidade de Fortaleza foi destaque no recente estudo da Endeavor sobre o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2017. Subiu 27 posições mostrando mais agilidade no ambiente empreendedor. A pesquisa aponta as melhores cidades para se empreender a partir da análise de 60 indicadores.Um dos progressos está relacionado à redução do tempo necessário para regularizar os imóveis, especialmente no processo de concessão do Alvará de Construção, que pode ser emitido online pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza (SDE), Mosiah Torgan, o grande avanço já é resultado das políticas implementadas pela Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) para gerar maior ambiência e oportunidades de negócios na Capital. Um exemplo é o Programa Fortaleza Competitiva, lançado em agosto deste ano, que trabalha quatro linhas de ação: Incentivos e Regulamentações, Parcerias Público–Privadas (PPP), Desburocratização e Mercado de Trabalho.

Outra iniciativa de fomento aos negócios é a lei sancionada recentemente pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT), que prevê a flexibilidade do horário de funcionamento do comércio. “Fizemos a lei para melhorar oportunidades para a cidade, como novos postos de trabalho, novos horários de atendimento, melhorar o turismo, favorecer alguns locais que antes não eram favorecidos”, destaca Mosiah.

Um futuro de crescimento e mais oportunidade é o que vislumbra o secretário para os pequenos negócios. “A micro e pequena empresa têm um importante papel na economia da Cidade. Nesse cenário que a gente vive hoje, já deuma saída da crise, são essenciais”.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags