Participamos do

Empreender na maturidade é uma opção de carreira após aposentadoria

Projetos sociais, consultorias e negócios familiares são caminhos para seguir ativo no mercado. Especialista dá dicas de como investir na nova empreitada
09:28 | Nov. 16, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Projetos sociais, consultorias e negócios familiares são caminhos para seguir ativo no mercado. Especialista dá dicas de como investir na nova empreitada

Após 32 anos trabalhando na Petrobrás, Luiz Soares aposentou-se no final de novembro de 2016. Inspirado pelo pai, que aos 93 anos segue com atitude empreendedora, Luiz quer continuar ativo profissionalmente: aos 54 anos, sente-se motivado a empreender. “Não existe idade. Tenho exemplo na minha casa.”

Formado em Eletrotécnica, Luiz iniciou em abril deste ano, junto com a filha Tainá que vai se formar em Engenharia Civil, a Edificaz. A empresa atua com manutenção e reforma predial e já conta com várias consultorias do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para crescer com base sólida. “No início, fizemos o Começar Bem para ter ideia se o projeto era viável. Depois, consultoria de Marketing e já estamos imaginando também consultoria no lado financeiro”, explica Luiz os passos para montar o próprio negócio.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Entre os desafios, o empreendedor diz que transformar a ideia em prática requer aprendizado de muitos conhecimentos antes de a empresa começar, de fato, a funcionar. O processo, no entanto, tem sido empolgante e preenchido o tempo do aposentado. “Cuidar do próprio negócio é um desafio grande, mas quando se faz o que se gosta não é tão estressante”.

Aos que desejam empreender na maturidade, Luiz aconselha planejamento prévio para quando a aposentadoria vier já existir um caminho a seguir, seja um novo trabalho ou mesmo um hobby. “Parar de trabalhar ou fazer qualquer atividade é morrer antes do tempo. Eu penso desta forma.”

[FOTO1] 

Visão do especialista

Segundo Mônica Lima, analista técnica do Sebrae Ceará, empreender é para qualquer idade. Com o aumento da expectativa de vida, Mônica explica que as pessoas querem continuar no mercado de maneira útil e já se percebe o aumento do interesse em empreender. “O empreendedorismo não é só abrir um negócio. Pode se engajar em algum projeto social, trazendo benefícios para a sociedade”.

Das motivações de empreender na maturidade, a analista cita que tem observado nas pessoas que buscam o apoio do Sebrae o desejo em aliar qualidade de vida com uma nova atividade, ou mesmo a vontade de colocar sonhos em prática. Mônica sugere alguns caminhos. Continuar a atividade com a qual já se trabalhou, empreender junto a familiares ou desenvolver consultorias com a experiência adquirida. “São pessoas que cumpriram o período profissional e não querem parar, querem contribuir. Buscam uma atividade prazerosa com a qual se identifiquem.”

Entre os desafios, Mônica aponta que muito empreendedores reclamam do preconceito que enfrentam devido à idade. Há casos em que a própria família não apoia ou o mercado está mais direcionado a investir em jovens. “O Brasil sempre foi o país do jovem e agora está envelhecendo. A aposentadoria está distante. Então, quanto mais ativo, a saúde acompanha”, alerta.

Mônica sugere alguns passos para empreender na maturidade:

     1. Identificar a motivação para empreender;

     2. Realizar uma autoanálise das características empreendedoras;

     3. Pesquisar ideias de negócios, tendências;

     4. Buscar orientação;

     5. Planejar;

     6. Procurar capacitação na área desejada.

Serviço

Sebrae

0800 570 0800

www.ce.sebrae.com.br

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags