Participamos do

Competências necessárias ao empreendedor

Persistência, iniciativa, autoconfiança e estabelecimento de metas são algumas características necessárias para quem quer empreender. Porém, os especialistas advertem que nem sempre ter o próprio negócio significa ser empreendedor
10:06 | Out. 12, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Persistência, iniciativa, autoconfiança e estabelecimento de metas são algumas características necessárias para quem quer empreender. Porém, os especialistas advertem que nem sempre ter o próprio negócio significa ser empreendedor

“Empreendedorismo é uma qualidade, não é uma profissão”, destaca o consultor empresarial Frederico Gurgel. O empreendedor reúne características, competências, que proporcionam a ele um diferencial de mercado, explica Frederico, que há 20 anos é instrutor do Empretec, curso do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Fundamentado em dez características comportamentais do que é ser um empreendedor de sucesso, o Empretec é uma metodologia criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicada no Brasil, com exclusividade, pelo Sebrae. Em 25 anos de curso, já são mais de 250 mil pessoas capacitadas, em mais de 10 mil turmas distribuídas pelos 27 estados.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No Ceará, são 20 anos do programa que já qualificou 6.000 pessoas, diz Mônica Lima, analista técnica e coordenadora do Empretec em Fortaleza. Ela destaca que o curso é percebido pelo empreendedor como um “divisor de águas”, pois promove uma autoanálise e desafia o participante a se desenvolver. “O Empretec faz com a pessoa tenha uma visão diferenciada da estratégia da empresa, da forma como toma decisões, desenvolva autoconfiança, trabalhe melhor a questão do risco e do planejamento, que são as competências elencadas”, explica.

Mônica indica que o empreendedor precisa pensar as metas pessoais e o monitoramento, porque às vezes prioriza a prática e descuida do planejamento efetivo. Além disso, algumas pessoas têm receio de correr riscos e precisam evoluir nessa característica para conseguir superar os fracassos de maneira positiva.

[FOTO1] 

Mapa para o sucesso

Para Jonatan Castro, de 21 anos, participar do Empretec foi um “mapa para o sucesso”. Ele é estudante de Administração na Faculdade Federal do Ceará (UFC) e fez o curso em março de 2016. Sempre com entusiasmo para empreender, conta que aprendeu sobre riscos, inovação e a importância de escutar a necessidade do mercado. “Foi a melhor semana da minha vida. Eu pude me ver como empreendedor para, a partir daí, desenvolver os pontos fortes e os que eu tinha a melhorar.”

Em abril deste ano, Jonatan criou, com a sócia Larissa Maria, uma loja online dedicada à moda praia feminina, a Praiou. Dinâmico, ele já planeja abrir no próximo ano uma loja física e também investir em um segundo negócio, no segmento de alimentação. “Eu vivo disso, abrir empresa, consolidar, abrir outro negócio, consolidar. Que isso seja sempre um ciclo em minha vida.”

Jonatan reconhece em si muitas características empreendedoras, como a coragem de assumir riscos, gostar de estabelecer metas e a vontade de fazer acontecer. Aos que também buscam empreender, ele aconselha começar aos poucos, paralelo à atividade atual, como um negócio online, por exemplo. Ou vender inicialmente para amigos, sentindo o mercado e adequando a demanda. “E fazer Empretec, é obrigatório”, complementa.

Na prática

Na visão do instrutor do Empretec Frederico Gurgel, a prática é o que constata se uma pessoa é de fato empreendedora. “Peter Drucker dizia algo que eu achava brilhante: ‘Empreendedorismo não é arte nem ciência, é prática’. Esse é o conselho que eu dou, pratique. Você jamais vai saber se realmente é empreendedor se não puser um negócio.”

Em um mundo cada vez mais competitivo, Frederico alerta sobre o entendimento de que não existe mais emprego, mas existe trabalho. “E a pessoa percebendo isso, está na busca de dizer: ‘Ok, o que eu sei fazer?’ Então, terá quer ser realmente uma empresa, um você ltda, você s/a, você individual”, recomenda.

 

Serviço:

Empretec

Informações: Sebrae - 0800 570 0800

www.ce.sebrae.com.br

empretec@ce.sebrae.com.br

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags