Participamos do

Comerciantes capacitados, vendas em alta

A capacitação profissional ainda é um dos desafios para o mercado varejista. Na Faculdade CDL, cursos voltados para a formação de gestores da área comercial estão levando a prática do comércio para dentro da sala de aula
08:00 | Jun. 27, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Já se foi o tempo que "ter sangue de comerciante" era suficiente para tocar os negócios da família ou montar um empreendimento próprio. Só gostar de comércio não é mais o bastante para atender as exigências do mercado atual. Para um negócio conseguir se manter vivo e forte diante da concorrência cada vez mais híbrida e voraz, é preciso a capacitação dos seus atores.

"O movimento de avanço tecnológico impõe novas formas de trabalho e um novo comportamento dos consumidores. Isso nos dá novas exigências enquanto profissionais, seja gestor do varejo ou da indústria, nos leva a uma necessidade de estarmos em constante busca pelo conhecimento", afirma a coordenadora dos cursos de graduação da Faculdade da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL).

Segundo ela, estar a par das novas formas de trabalho, das possibilidades de comercializar um produto e entender quem é o consumidor para o qual está vendendo é imprescindível para quem quer seguir vivo no mercado varejista. "O 'fazer como eu fazia' hoje já não basta. Hoje a competição não é só mais local. Uma pessoa que está pensando apenas no seu negócio, está pensando micro e não está atento que a competição é global. Eu tenho que estar pronto para fazer toda a minha transação global, comercial, considerando a competência também do meu concorrente", ressalta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Capacitar-se para vender mais

Diante de tantas exigências impostas pelo mercado, as salas de aula têm sido o destino daqueles que querem crescer profissionalmente na área comercial. Só na Faculdade CDL, são cerca de 1700 alunos matriculados em cursos de graduação, pós-graduação e extensão que contemplam diversas áreas dos negócios. "Hoje uma das grandes deficiências do mercado varejista de Fortaleza é a falta de capacitação do profissional. É comum você entrar numa loja e o vendedor não saber te vender bem um produto", pontua o superintendente da Faculdade CDL, Lourenço Damata.

De acordo com o professor, a instituição nasceu exatamente da necessidade detectada pelos lojistas de capacitar seus colaboradores e dar mais dinâmica ao mercado varejista local. "Se você tem um bom vendedor, um bom gestor dentro da sua empresa, com certeza vai ter uma produtividade muito maior dentro do seu negócio", destaca.

Conforme Damata, apesar de muitos gestores do comércio já entrarem no mercado de trabalho com algum tipo de formação, ainda é grande o abismo entre o que esses profissionais estudam na teoria e o que encaram na prática. "Essa foi uma das nossas preocupações. Nossos cursos têm cerca de 70% de prática e 30% de teoria. Nós temos na Faculdade uma loja conceito, onde o aluno vivencia o comércio na prática. É uma espécie de mini shopping com uma diversidade de lojas", descreve.

Os benefícios da capacitação para atuar diretamente no comércio vão além do crescimento das empresas. Quem se capacita consegue também melhores salários e barganha mais oportunidades de crescer profissionalmente. "Só o fato de um profissional estar na faculdade, ele já tem 30% de chance de aumento [salarial]. Na pós-graduação, ele já aumenta a probabilidade de promoção, de ocupar cargos mais elevados", explica o superintendente.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags