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Empresas adotam parcerias com benefícios para fidelizar clientes

De acordo com relatório da Merkel, uma das maiores consultorias em fidelização do mundo, 58% dos consumidores afirmam que a melhor forma de uma empresa se relacionar é através de benefícios

Toda empresa que deseja crescer de forma sustentável precisa fidelizar os seus clientes. Com o avanço da tecnologia, a competitividade entre as empresas aumenta e o consumidor está cada vez mais em busca de se sentir valorizado. Neste cenário, empresas com diferenciais possuem mais chance de serem escolhidas.

De acordo com relatório da Merkel, uma das maiores consultorias em fidelização do mundo, 58% dos consumidores afirmam que a melhor forma de uma empresa se relacionar é através de benefícios.

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Muitas empresas já entenderam que os seus consumidores também são clientes de outros negócios não concorrentes, e que é possível agregar mais valor à experiência do cliente, estabelecendo parcerias que levem a sua marca para outros momentos da rotina de consumo dessas pessoas.

Parcerias com benefícios: o que é?

Segundo Igor Paulino, sócio da Urbis, startup cearense especialista em benefícios para fidelização, oferecer parcerias com benefícios é uma relação de ganha-ganha entre empresas que compartilham o mesmo perfil de cliente e que através de alguma entrega que seja percebida como benefício por este consumidor, obtém ganhos para os seus negócios.

Os ganhos para cada empresa nesta relação geralmente são diferentes. Enquanto uma ganha em relacionamento ao trazer mais uma novidade para os seus clientes, a outra se beneficia em exposição de marca ao ser divulgada para clientes da empresa parceira que não a conheciam.

O benefício é fornecido por uma das partes aos clientes da outra. Este deve ser definido entre as empresas priorizando o que o cliente considera relevante e o que a empresa parceira tem condições de entregar. Afinal, se o que for oferecido não for utilizado, ninguém ganhará com a relação.

Os tipos de benefícios mais comuns são: descontos em compras, acesso a brindes ou experiências exclusivas.

Modelos de parcerias com benefícios

Essa estratégia para fidelizar clientes é adotada por empresas de pequeno, médio e grande porte, assim como de diferentes segmentos.

Planos de saúde com seus milhões de clientes, por exemplo, podem ter parceria com uma drogaria para que o seu público tenha descontos nas compras de medicamentos. Já para atender um público mais sofisticado pode firmar parceria com um spa que ofereça aos seus clientes uma massagem gratuita por ano.

Provedores de internet local, por sua vez, para fugir da concorrência pelo menor preço, podem estabelecer parceria com o comércio da sua região, onde seus clientes possam ter descontos em restaurantes, academias e outros estabelecimentos, onde consomem com frequência.

O que não pode faltar na sua estratégia de benefícios

A fidelização com essa estratégia só ocorrerá se for assertiva. Ou seja, se o benefício certo for entregue à pessoa certa, no momento certo.

Para isso é necessário conhecer o perfil de consumo dos seus clientes, identificar potenciais empresas parceiras, fornecer uma experiência prática de uso dos benefícios e acompanhar os resultados de utilização e satisfação.

A Urbis trabalha há 5 anos permitindo que negócios tenham um diferencial acessível para atrair e fidelizar clientes, através dos seus clubes de benefícios personalizados. Eles já entregam clubes para diversas empresas de todo Brasil, tendo entre os seus principais clientes no Nordeste o jornal O POVO, o Clube Sócio Vozão, a Clínica Sim e a Unimed João Pessoa, entre outros.

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