unimedfortaleza

Pronto Atendimento Virtual Pediátrico: demanda cresce 66% na Unimed Fortaleza

O serviço ofertado pela operadora de planos de saúde proporciona mais segurança aos pacientes com sintomas leves e moderados, pois evita exposição a ambientes hospitalares de emergência

Mesmo com o fim do isolamento imposto pela pandemia de Covid-19, a telemedicina continua aumentando o número de usuários. Com a alta incidência de doenças sazonais como gripe, dengue, diarreias e outras, muitas pessoas evitam sair de casa por receio de contaminação ou por dificuldades de locomoção. Isso resultou em um aumento da procura pelo atendimento virtual, principalmente para as crianças, em unidades particulares de saúde da Capital cearense. A Unimed Fortaleza, por exemplo, registrou, em 2023, um crescimento de 66% na demanda pelo serviço, em relação ao ano anterior.

Em 2022, foram realizadas 11.508 teleconsultas pela operadora. Já em 2023, esse número subiu para 19.152. Diante do cenário, a empresa estendeu o horário de seu Pronto Atendimento Virtual, das 7h às 21h, todos os dias. Além do corpo médico, o serviço conta, ainda, com uma equipe de especialistas em inovação e tecnologia para promover a melhor experiência a clientes e profissionais.

De acordo com a coordenadora de Telessaúde da Unimed Fortaleza, Dra. Danielle Queiroz, em situações de sintomas leves a moderados é recomendável evitar a ida às unidades de saúde e optar pelas consultas virtuais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"A principal vantagem é a segurança do paciente, que pode ser assistido no conforto de sua casa, evitando, assim, exposição a ambientes hospitalares da emergência. E da mesma forma que ocorre com o atendimento presencial, é possível obter prescrições médicas, atestados e encaminhamentos para exames, quando necessário", explica a médica.

Aurimar Monteiro, 37, pai da Teresa, de 3 anos, sempre recorre ao serviço para evitar o deslocamento e as filas de espera. “Usamos muito a teleconsulta quando minha filha adoece. Além de economia de tempo, o mais importante para nós é evitar a exposição e o contato com outras doenças”, afirma.

Quando procurar atendimento presencial ou virtual de acordo com os sintomas

Nessa época de chuvas e clima instável, Dra. Danielle Queiroz indica a teleconsulta quando a criança apresentar alguns dos sintomas considerados leves e moderados, como:

  • Dor de garganta;
  • Dor de ouvido;
  • Dor de cabeça;
  • Diarreia, vômitos e/ou náuseas (inferior a 8 episódios por dia);
  • Dor no corpo e nas articulações;
  • Perda de apetite;
  • Dor abdominal leve;
  • Manchas na pele;
  • Dor ou dificuldade para urinar.

No caso de sintomas graves e persistentes, os pais devem buscar o pronto atendimento presencial mais próximo:

  • Confusão mental;
  • Agitação psicomotora;
  • Inconsciência (não responde a estímulo verbal);
  • Intensa dificuldade de respirar;
  • Ausência ou grande redução de urina nas últimas 24h;
  • Boca torta;
  • Dificuldade de andar de início súbito ou incoordenação de início súbito;
  • Fraqueza ou dormência súbitas em um lado do corpo;
  • Dificuldade súbita para enxergar com um ou ambos os olhos;
  • Dor no peito: em ardência e/ou fisgada e/ou em aperto e/ou irradiação para membro superior esquerdo, costas ou mandíbula;
  • Febre alta, febre por mais de 3 dias ou retorno da febre após 48h febril;
  • Vômito ou diarreia acima de 8 episódios por dia;
  • Sangramentos;
  • Falta de ar;
  • Forte dor de cabeça ou abdominal;
  • Traumas (cortes que necessitam de suturas, quedas, entre outros).

Como fazer uma consulta no Pronto Atendimento Virtual da Unimed Fortaleza

Com funcionamento diário, das 7h às 21h, o serviço pode ser utilizado por clientes a partir dos 18 anos que estejam com sintomas leves ou moderados para qualquer doença. No caso do atendimento pediátrico, os pais ou responsáveis devem acompanhar os menores de idade durante a consulta.

Para ter acesso ao Pronto Atendimento Virtual é necessário baixar o aplicativo “Cliente Unimed Fortaleza”. Se houver mais de um dependente no plano, é preciso acessar o perfil de quem será atendido. Para isso, clique no ícone de usuário no canto superior direito da tela de início, selecione a opção “Mudar perfil”, escolha o nome do paciente, vá na aba “Consultas virtuais” e clique em “Pronto Atendimento”.

Serviço
Pronto Atendimento Virtual Unimed Fortaleza
App “Cliente Unimed Fortaleza” disponível para Android e IOS
Mais informações: www.unimedfortaleza.com.br

 

 

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
unimedfortaleza
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Unimed Fortaleza atendimento virtual telemedicina

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar