unimedfortaleza

Já se vacinou? A importância das vacinas vai além da Covid-19

Ao erradicar doenças no mundo, as vacinas revolucionaram a expectativa de vida do ser humano; entenda por que elas são importantes em todas as idades

Há mais de 200 anos, as vacinas são responsáveis pela imunização da população contra uma série de doenças infecciosas. Para entender a importância da vacinação, basta lembrar que no passado as pessoas morriam por doenças que hoje não são fatais.

"Um dos maiores ganhos em saúde pública no último século foi a vacinação, até então as pessoas morriam de difteria, sarampo, varicela. As vacinas vieram para revolucionar a expectativa da humanidade, nós precisamos delas para viver enquanto sociedade", explica a infectologista da Unimed Fortaleza, Lícia Borges Pontes.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para que servem as vacinas

As vacinas podem erradicar grandes epidemias e são a esperança para a superação da pandemia de coronavírus que vivenciamos atualmente. Por exemplo, uma das doenças que deixam graves sequelas nos bebês, a Síndrome da Rubéola Congênita, foi eliminada das Américas pela vacina.

A não vacinação deixa as pessoas expostas a várias doenças e aumenta o risco de reintrodução de doenças já erradicadas no país, podendo gerar grande número de mortos e/ou sequelados. Por isso, ter o cuidado de estar com o calendário vacinal em dia é essencial para proteger a sua saúde e dos que estão ao seu redor.

Como funciona a vacina

Ao estimular a produção de anticorpos, as vacinas protegem nosso organismo impedindo a infecção de se instalar ou atenuando a gravidade de várias doenças.

As vacinas podem ter várias metodologias, aponta a doutora Lícia Borges Pontes. "De vírus vivo atenuado, de vírus morto, de partículas virais. Essas variações da forma como a vacina é feita vão dar caraterísticas específicas a cada vacina em relação à geração de imunidade e de possíveis efeitos adversos."

Algumas reações, como vermelhidão, inchaço ou dor ao redor do local da injeção, são normais. Também pode acontecer, nos três primeiros dias após a vacinação, febre, fadiga, dor de cabeça e dores nos membros. Isso porque a vacina estimula o sistema imunológico, mas não há risco de morte ou quadros mais graves. Os sintomas geralmente são suaves e diminuem após alguns dias.

Calendário vacinal

A grande maioria das vacinas obrigatórias são administradas até os cinco anos de idade. Porém, as vacinas são necessárias em todas as idades.

"A vacina contra o tétano durante a vida adulta requer reforço a cada dez anos, e a vacina contra influenza para o público específico é anual. Para moradores de áreas endêmicas de febre amarela, por exemplo, a vacinação consta em calendário. É importante atentar para viagens para locais de transmissão de doenças imunopreviníveis. Nesse caso, vale uma consulta com um médico especialista”, explica a doutora Lícia Borges Pontes.

Gestantes com o calendário vacinal atrasado devem atualizar vacinas. "As gestantes precisam de um reforço contra tétano e difteria, para prevenir o tétano neonatal, que foi uma doença que matou muitos recém-nascidos durante muitos anos. Devem ter imunização contra influenza, contra a hepatite B, caso ainda não tenham proteção. O médico obstetra ou o infectologista orientam a gestante e a mulher que amamenta", explica a infectologista Lícia Borges Pontes.

O calendário vacinal dos idosos inclui vacinas específicas, como a da herpes zoster e as indicadas desde a idade adulta, como reforço anual da influenza, a cada dez anos da difteria e tétano e da pneumonia!

Coloque suas vacinas em dia!

Agora que você já sabe a importância da vacinação, especialmente no momento atual, conheça a Unimed Vacinas, a mais nova clínica de vacinação particular em Fortaleza para imunização de crianças e adultos.

A unidade conta com conta com uma equipe qualificada e humanizada para realizar o seu atendimento, além de oferecer condições de pagamentos especiais. Lembrando que não é necessário ser cliente Unimed para realizar a imunização no local. Aproveite as vantagens:

• Clientes Unimed têm descontos exclusivos;
• Pagamento parcelado em até 6x sem juros;
• Plano de vacinas programadas para a primeira infância com parcelamento em até 12x sem juros;
• Aplicação de vacinas a domicílio (taxa fixa de R$ 40);
• Unidade equipada com óculos de realidade virtual para crianças;
• Espaço infantil;
• Sala de amamentação.

Com a correria do dia a dia, algumas obrigações acabam passando despercebidas, mas lembre-se de colocar a sua saúde e da sua família em primeiro lugar e atualize suas vacinas! Acesse o site da Unimed Vacinas para mais informações.

Serviço
Unimed Vacinas

Local: Espaço Saúde Unimed (Av. Barão de Studart, 800)
Horário de atendimento: De segunda a sexta, das 8h às 18 horas, e aos sábados, das 8h às 12 horas
Dúvidas e mais informações: (85) 3209.4317

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
unimedfortaleza
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

importância da vacinação Para que servem as vacinas Calendário Vacinal Como funciona a vacina Clínica de vacinação particular

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar