Participamos do
Imagem destaque

Como detectar os 7 sintomas do Alzheimer precoce

Quando os sintomas do Alzheimer começam antes dos 60 anos, a doença é chamada de Alzheimer precoce; cuidar da saúde como um todo é importante para o tratamento bem-sucedido
07:00 | Jan. 18, 2021
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Publieditorial

O Alzheimer é uma doença que afeta o cérebro humano, causando a perda de memória e comprometendo outras funções mentais importantes, conforme seu avanço. Apesar de ser mais comum em maiores de 60 anos, não é impossível que a doença acometa pessoas mais jovens.

Segundo a médica da Unimed Fortaleza, Dra. Danielle de Menezes Ferreira, esse número, no entanto, representa apenas 5% dos casos da doença.

"Com frequência, recebo pacientes relativamente jovens com queixas de memória. Eles têm receio de estarem desenvolvendo Alzheimer. Em geral, têm pai e mãe idosos com demência e acreditam que a genética está se manifestando", diz ela.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O ALZHEIMER PRECOCE É HEREDITÁRIO?

Segundo a médica Danielle, 5% dos casos de Alzheimer são chamados de familiares, enquanto 95% são esporádicos. A forma de Alzheimer familiar ocorre em adultos jovens após os 40 anos e pode ter caráter hereditário. Quando a doença é esporádica, o fator de risco mais importante é o avanço da idade.

O desenvolvimento do Alzheimer está relacionado a uma grande variedade de fatores. Dessa forma, para um correto diagnóstico do Alzheimer precoce, é necessário que um especialista avalie os sinais e sintomas do paciente e exclua a possibilidade de haver outros tipos de demência.

7 SINTOMAS DE ALZHEIMER PRECOCE

1. Esquecer episódios que aconteceram recentemente;
2. Ficar repetitivo: contar as mesmas histórias ou fazer as mesmas perguntas repetidas vezes;
3. Esquecer compromissos agendados e datas relevantes;
4. Apresentar dificuldade de se manter em dia com as atualidades;
5. Apresentar dificuldade de reconhecer pessoas familiares;
6. Sentir-se desorientado no tempo e no espaço;
7. Apresentar dificuldade de aprender a usar eletrodomésticos novos ou celulares.

A médica alerta que o Alzheimer precoce tem fator genético muito mais significativo que o tardio. Existe uma combinação de quadro genético, predisposição genética e fatores ambientais que se somam e causam o problema.

COMO TRATAR O ALZHEIMER PRECOCE

O tratamento do Alzheimer precoce não é diferente do Alzheimer tardio. Atualmente, não existe um tratamento 100% eficaz, mas há mecanismos para controlar os sintomas.

"Existem medicações que tentam desacelerar o processo de evolução da doença, que ajudam a controlar alguns sintomas como agitação e insônia." explica a Dra. Danielle de Menezes Ferreira.

Além dos medicamentos, a prática de atividade física e a terapia ocupacional são importantes para o tratamento mais eficaz da doença. O aprendizado de novos conhecimentos e o suporte familiar também ajudam no tratamento. "O paciente deve fazer o possível para “deixar seu cérebro forte”, para que ele tenha reserva funcional.

NOSSO CORPO FUNCIONA DE FORMA INTEGRADA

É importante ressaltar que, em adultos, a perda de memória pode ter inúmeras causas, desde aspectos comportamentais (depressão, estresse, ansiedade) até bioquímicos-metabólicos (hipotireoidismo, deficiência de B12 obesidade). Assim, um acompanhamento contínuo com uma equipe médica é a melhor forma de identificar a real causa dos sintomas apresentados.

"O que acontece no organismo pode ter impacto no cérebro. Cuidar da saúde como um todo acaba sendo importante para também preservar a saúde mental de forma ampla, psicológica e biológica, a parte estrutural e funcional”, aponta a Dra. Danielle.

Dessa forma, é importante estar com os exames e consultas médicas em dia. As visitas regulares ao médico prolongam o bem-estar e previnem doenças.

A Unimed Fortaleza implementou um novo modelo de atendimento focado na Saúde Integral, com consultas personalizadas e periódicas. Nesse modelo, que é uma tendência mundial, uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e educadores físicos, faz o acompanhamento e coordenação do cuidado ao longo de toda a vida dos pacientes.

As consultas estão disponíveis para todos os clientes da operadora, que podem agendar uma consulta na Clínica de Saúde Integral mais próxima e começar a aproveitar uma vida mais equilibrada, com cuidado integral!

Saiba quais são as unidades que oferecem o serviço de saúde integral:

Clínica de Saúde Integral do Shopping RioMar Fortaleza
Clínica de Saúde Integral do Shopping RioMar Kennedy
Clínica de Saúde Integral do GranShopping Messejana
Clínica de Saúde Integral em Maracanaú
Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza
Espaço Saúde da Unimed Fortaleza

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Unimed Fortaleza registra evolução e conquistas em nova campanha

06:00 | Dez. 15, 2021 Tipo Publieditorial

Os anos de 2020 e 2021 foram especialmente difíceis para os profissionais de saúde. Sob níveis de estresse nunca vistos, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e demais trabalhadores da área precisaram lidar com a chegada da pandemia e todos os desafios profissionais e pessoais que ela acarretou. Os pacientes, por sua vez, também demandaram mais atenção, tanto na saúde física quanto na emocional. Por isso, nos últimos meses, a Unimed Fortaleza investiu em aprimorar suas estratégias de cuidado em todas as etapas dos processos desenvolvidos na Cooperativa.

Para compartilhar as atualizações, a Unimed Fortaleza lançou uma campanha de fim de ano intitulada “Corredor de Memórias”, em que a Cooperativa mostra detalhes das suas últimas realizações, como a inauguração do Espaço Saúde, o avanço na construção do Hospital Materno-Infantil e a chegada do Pronto Atendimento Virtual, que oferta teleconsultas para os beneficiários através do aplicativo Cliente Unimed Fortaleza. O novo serviço de ressonância magnética, oferecido no Hospital Unimed, também é um dos destaques.

“Colhemos grandes resultados e reconhecimentos por parte dos clientes e colaboradores. Criamos uma cooperativa forte com valores e cultura consolidados, tudo isso pensando em entregar o melhor para o nosso cliente. Ainda assim, a Unimed Fortaleza não se acomodou e continuou trabalhando para cuidar cada vez melhor das pessoas, especialmente durante o período desafiador da pandemia de Covid-19, quando nosso jeito de cuidar ficou ainda mais em evidência, transmitindo segurança e confiança para as pessoas”, ressalta a gerente de Marketing e Comunicação da Unimed Fortaleza, Mariana Matos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Neste ano, como reconhecimento da evolução do trabalho, a Cooperativa foi reconhecida como a marca mais lembrada em saúde no Ceará pelo prêmio Top of Mind, e recebeu honrarias como o Certificado de Acreditação PALC (Laboratório Unimed) e o selo Great Place to Work, em que foi eleita a melhor empresa para trabalhar no Ceará, a 24ª melhor do País e uma das 100 empresas com os melhores RHs do Brasil.

Confira campanha de fim de ano da Unimed Fortaleza e acesse o hotsite da campanha para outras informações sobre as novas estruturas e serviços.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Unimed Fortaleza comemora 15 anos de história da sua tradicional corrida de rua com surpresa na Beira Mar

06:00 | Out. 26, 2021 Tipo Publieditorial

A tradicional corrida de rua da Unimed Fortaleza comemora 15 anos este mês e, apesar da impossibilidade de concretizar a edição devido à pandemia, a data não passará em branco. Para celebrar o aniversário, a Unimed Fortaleza espalhou alguns monumentos que fazem alusão à paixão por correr em percursos da Beira Mar de Fortaleza. Com simulação de pórtico de largada até pódios de 1º, 2º e 3º lugar, os fortalezenses podem tirar fotos e demonstrar o seu amor pelo esporte. A exposição ocorre até dia 3 de novembro.

Desde o início, em 2006, a Corrida Unimed Fortaleza vem crescendo cada vez mais ao longo dos anos. Em 2019, quando ocorreu a última edição presencial, participaram 4.000 atletas, entre amadores e profissionais. Em 2020, foi realizada uma edição especial com corrida virtual e entrega dos kits nas casas dos atletas inscritos.

Uma das participantes mais assíduas é a especialista em regulação comercial Iluska Maria Paiva, 53. Ao buscar um caminho mais saudável, inscreveu-se, em 2014, pela primeira, vez na Corrida Unimed Fortaleza. Desde então, a atleta participa todos os anos do evento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“O clima das corridas é muito bom, a Unimed Fortaleza monta uma infraestrutura excelente, e os percursos nos motivam porque são variados. A atividade ao ar livre é muito boa. Depois que comecei a participar, não parei mais com as corridas de rua”, revela, e sugere: “Meu conselho é que a pessoa se inscreva. Ninguém começa com todo o gás, a gente vai se desenvolvendo. Você pode começar andando e traçar metas para as próximas corridas”.

O mês de outubro foi especialmente escolhido para a realização da corrida, como uma forma de incluir o evento no calendário comemorativo do Dia do Médico. O objetivo é apoiar e incentivar a prática da corrida também para esse público.

Para quem deseja saber mais sobre o esporte, o episódio 14 do podcast Viver Bem fala sobre Corrida de Rua e traz mais informações sobre a prática.

Unimed Ativa

A Unimed Ativa é a assessoria especializada na prática de corridas e caminhadas ao ar livre da Unimed Fortaleza, exclusiva para clientes. O programa é mais uma iniciativa da Cooperativa para incentivar hábitos mais saudáveis e conta com avaliação física, treino personalizado (aeróbico e fortalecimento), e apoio técnico de professores especialistas, em aulas presenciais ou online. Para se inscrever, o cliente deve acessar o site da Unimed Ativa.

Valores: R$ 40 (turmas presenciais ou somente online) / R$ 60 (presencial e online)

Turmas presenciais:

- Unimed Ativa Praça das Flores

18:30h às 19:30h

Segunda, Quarta e Sexta

- Unimed Ativa Beira Mar

6h às 7h

Segunda, Quarta e Sexta

- Unimed Ativa Iguatemi

6h às 7h

Terça, Quinta e Sábado

- Unimed Ativa Cambeba

18:30h às 19:30h

Segunda, Quarta e Sexta

Turma online:

19h às 20h

Terça e Quinta

Mais informações: acesse o site da Unimed Ativa.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Unimed Fortaleza promove evento online gratuito para empresários, gestores e profissionais de RH

PUBLIEDITORIAL
07:00 | Set. 01, 2021 Tipo Publieditorial

Com a pandemia, o papel do setor de Recursos Humanos nas empresas ganhou ainda mais importância para a manutenção da saúde física e emocional dos profissionais. Especialistas da área ressaltam que entender as principais dores da organização, tendo como foco a gestão humanizada, é o caminho para superar as adversidades e obter sucesso nas estratégias comerciais - e, para isso, é importante investir em capacitação e análise de mercado. Para auxiliar empresários, gestores e representantes de RH nesse aprimoramento, a Unimed Fortaleza realiza, no próximo dia 9 de setembro, uma edição comemorativa de 10 anos do Café com RH, que ocorrerá de forma remota e gratuita.

O evento terá como tema principal “Conexões reais, humanas e digitais: novos modelos para reinvenção do RH” e trará discussões sobre futurismo, gestão e liderança, com o intuito de contribuir para as boas práticas do mercado. Segundo Luanna Rodrigues, gerente de Gestão de Pessoas da cooperativa e uma das palestrantes do encontro, o momento tem o intuito de compartilhar experiências sobre como fortalecer a linha de cuidado nas organizações, pois “clientes finais só são encantados quando os colaboradores também estão encantados”.

Além de Luanna, participarão da edição comemorativa do Café com RH Martha Gabriel, futurista, keynote speaker internacional premiada e autora de best-sellers; Tiago Mattos, futurista e cofundador da Aerolito; Caroline Marcon, coach executiva, e Elias Leite, presidente da Unimed Fortaleza, que compartilhará a experiência exitosa da cooperativa durante a crise.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Nosso papel é apoiar essas empresas, que são boa parte do nosso público, e contribuir para que elas tenham lideranças e setores de RH mais eficientes. Mesmo que haja uma transformação digital em curso, é preciso ter essa visão humanizada e se conectar com as pessoas, que devem estar sempre no centro”, ressalta a gerente. As inscrições podem ser feitas online, no site da Unimed Fortaleza, até o dia do evento.

Serviço
10º Café com RH - Unimed Fortaleza
Quando: 9 de setembro de 2021, às 16 horas
Inscrições: Gratuitas, no site da Unimed Fortaleza
Mais informações: @unimedfortaleza

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Cuidados com o bebê e a gestante: confira orientações em vídeo para toda a família!

PUBLIEDITORIAL
06:00 | Mai. 07, 2021 Tipo Publieditorial

A gravidez é um momento único, responsável por um misto de sentimentos: felicidade, ansiedade, medo... Afinal, é normal que surjam dúvidas sobre tantos cuidados com o bebê, um ser frágil que requer o máximo de atenção. Nesses momentos, todo apoio se torna bem-vindo.

Por isso, a Unimed Fortaleza, no seu canal no Youtube, aborda o assunto “maternidade” com o auxílio dos seus especialistas em saúde! Na playlist de vídeos Mamãe e Bebê, é possível conferir vídeos informativos para esclarecer qualquer questionamento sobre a gravidez. O objetivo, além de ajudar mães e pais de primeira viagem, é levar informação de qualidade para as famílias que desejam desmistificar crenças e se atualizar.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As produções abordam todas as etapas da gestação ao nascimento, trazendo dicas sobre gravidez, tirando dúvidas sobre o parto e ensinando os cuidados necessários com o bebê e a gestante.

No canal, é possível encontrar vídeos com temas como “Higienização do coto umbilical: passo a passo para evitar infecções” e “Como dar banho em bebê recém-nascido?". As dicas são dadas por especialistas e todo o conteúdo é construído em formato passo a passo, para que o público receba todo tipo de informação de forma correta e fácil. Até porque tem muitas mães que não sabem mesmo o que fazer quando descobrem a primeira gravidez.

“O primeiro passo é escolher um médico obstetra para acompanhar o seu pré-natal, que tenha condutas similares ao que você deseja, um assistência com base em evidências científicas atualizadas e ajude a percorrer o caminho da gestação ao puerpério de uma forma leve, orientando e apoiando as suas decisões. Os cursos para casais grávidos também são muito importantes para esclarecer dúvidas. As informações ajudarão na preparação na fase da gestação e após o nascimento. O ideal é ter uma rede de apoio que possa estar presente, sendo amparo e cuidado, principalmente nos primeiros dias de puerpério”, indica a enfermeira da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza, Kamilly Cavalcante.

Além dos cuidados com o bebê, o canal da Unimed Fortaleza no Youtube traz outros diversos assuntos ligados à saúde. Alguns exemplos são exercícios físicos para se praticar em casa, dúvidas sobre alergias e doenças e até receitas práticas e saudáveis.

+ Escute o podcast Viver Bem

Ainda sobre maternidade escute também o episódio Gravidez X Pandemia: e agora? do Podcast Viver Bem da Unimed Fortaleza. As apresentadoras Luiza Lima e Letícia Lopes conversam com a médica obstetra Liduína Rocha e a pedagoga Talita Pinheiro sobre os desafios de ter um bebê em plena pandemia.

Escute aqui!

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Você pratica o autocuidado?

PUBLIEDITORIAL
17:13 | Abr. 23, 2021 Tipo Publieditorial

Nunca se falou tanto em autocuidado, saúde e bem-estar. No momento de pandemia que vivemos, percebemos cada vez mais a importância da qualidade vida, da leveza e da empatia com o cuidado do outro. Você tem se cuidado? Você sabe reconhecer os sintomas da ansiedade? Sabe como ajudar o outro a ficar bem? Para estimular o debate sobre a prevenção contra a Covid-19 e as possibilidades para se alcançar uma vida mais saudável, a Unimed Fortaleza lançou, neste mês, a plataforma digital “Fica Bem”, projeto multimídia que conta com hotsite e uma série de ações digitais sobre o tema, além do podcast Viver Bem.

A plataforma Fica Bem faz parte das comemorações do Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, e tem como objetivos principais auxiliar a população a encontrar o equilíbrio em meio a um momento particularmente difícil, além de conscientizar a população a partir de uma visão integrada sobre os principais pilares do bem-estar e do autocuidado: a saúde física, mental, social e espiritual. O hotsite está hospedado no site da Unimed Fortaleza.

No endereço eletrônico, os internautas também podem enviar mensagens de carinho para quem está distante, diminuindo a saudade e a solidão nesse momento de distanciamento social. Além disso, há um bate-papo descontraído sobre cuidados com os pensamentos e emoções na pandemia. O material, disponibilizado em vídeo, é conduzido pela atriz e apresentadora Dani Gondim e tem a participação de Marina Araújo, proprietária do restaurante “Chamego”, e de Jôse Anne Zaffalon, psicóloga da Unimed Fortaleza.
Para conferir o hotsite, acesse este link (https://www.unimedfortaleza.com.br/fica-bem).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Podcast Viver Bem

Além da plataforma “Fica Bem”, a Unimed Fortaleza lançou, na terça-feira, 20, o podcast “Viver Bem”. A iniciativa é comandada pelas apresentadoras Letícia Lopes e Luiza Lima e trará, quinzenalmente, às terças-feiras, dicas sobre saúde e autocuidado, entrevistas com especialistas e muito bom humor.

O primeiro episódio do programa tem como tema “O que é saúde para você?” e discute a saúde de maneira leve e multidisciplinar. Participam da conversa Kizzy Oliveira, médica da saúde integral, a psicóloga Natália Jamille e Flávio Mac Dowel, pneumologista. Na pauta, assuntos como a desmistificação da gastronomia saudável, os benefícios da ioga e aplicativos que auxiliam no autocuidado diário durante a pandemia.
Para ouvir o podcast, acesse o site da Unimed Fortaleza (https://redcircle.com/shows/viver-bem) ou busque pelo Viver Bem nas principais plataformas de streaming em áudio.

Se inscreva na live!

Para encerrar a série de ações do mês da Saúde, a Unimed Fortaleza realiza, no dia 26 de abril de 2021, às 19 horas, uma live especial com a temática “Autocuidado como fonte de equilíbrio da saúde do corpo e da mente”. Participarão do encontro virtual o presidente da Unimed Fortaleza, Elias Leite; a coach de saúde Carla Gouveia e a psicóloga Maisse Catunda. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui e no site do projeto Fica Bem (https://www.unimedfortaleza.com.br/fica-bem).

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags