Unimed Ceará

Unimed Ceará participa de ação solidária para ajudar famílias chefiadas por mulheres durante pandemia

No mês das mães, vídeo e podcast são produzidos para destacar dificuldades do grupo e angariar apoio

As consequências da pandemia vão além das pessoas infectadas. Toda a sociedade foi, de alguma forma, atingida. Nesse contexto, em que setores foram obrigados a parar e empregos estão comprometidos, estima-se que cerca de 59,4% dos brasileiros enfrentam algum grau de insegurança alimentar, sendo, em maior parte, causada pela grande onda do coronavírus.

Com essa realidade e em lembrança ao mês das mães, a Unimed Ceará teve a iniciativa de se juntar ao projeto SerPonte Fortaleza, que atua desde março de 2020 em Fortaleza. O intuito principal é ajudar, com uma renda básica e doações, famílias chefiadas por mulheres ou movimentos sociais que não recebem auxílio governamental. O objetivo da Unimed Ceará foi dar visibilidade para os diferentes cenários em que as mães estão inseridas e os desafios que vão além da maternidade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ao todo, foram doadas pela Unimed Ceará cerca de uma tonelada de alimentos/cestas básicas e distribuídas para as comunidades em Fortaleza: Vila Velha, Goiabeiras, Pici e Lagamar.

"O Sistema Unimed Ceará nasceu com o propósito de cuidar das pessoas. E esta tem sido a nossa essência ao longo dos anos. Por isso, nós que fazemos parte da Unimed Ceará, entendemos que o momento requer que possamos ir mais além do atendimento de qualidade ao cliente, voltando também o nosso olhar de cuidado para ações sociais com o foco nas inúmeras famílias que hoje, por conta da pandemia, precisam de ajuda para sobreviver" comenta o médico Darival Bringel, presidente da Unimed Ceará.

Projeto SerPonte Fortaleza

O projeto teve início em março de 2020, após o fechamento do comércio devido à pandemia do coronavírus. Atuando junto a movimentos sociais há mais de 20 anos, a fundadora da iniciativa, Valéria Pinheiro, logo percebeu que a desigualdade social da cidade se acentuaria ainda mais com a crise sanitária. Segundo a ativista, a escolha de priorizar famílias chefiadas por mulheres é uma resposta à realidade vivida.

“São as mulheres que carregam o peso dessa cidade nas costas, que cuidam da família, que, muitas vezes, gerem melhor o orçamento da casa, que identificam as necessidades. É a quem recaem as maiores responsabilidades e quem recebe os menores salários. São as mais ameaçadas de perder empregos, ainda mais dentro da pandemia”, explica.

Apesar de apresentar alguns projetos para o futuro, o objetivo do projeto, no momento, é focar em dar conta dessa assistência durante a pandemia. “Vamos a passos pequenos. Quanto mais pessoas chegam, mais vamos caminhando. Devemos olhar para nós mesmos, enxergar os privilégios e usá-los”, destaca Valéria.

Quem desejar ajudar o projeto pode procurar mais informações na página do Instagram, @serpontefortaleza.

O projeto SerPonte foi tema do episódio 53 do podcast Papo Saúde da Unimed Ceará, que comemorou 1 ano neste mês de maio. No episódio, Valéria Pinheiro, fundadora do Projeto Ser Ponte, conversa com Maisa Vasconcelos.

Mês das mães na Unimed Ceará

Ser mãe pode ser uma experiência maravilhosa, mas também um desafio. Frente à nova realidade, é comum surgirem diferentes dúvidas e, em meio a uma pandemia, a insegurança se torna ainda maior.

Pensando nesse contexto e com o objetivo de reforçar a necessidade do apoio às mães, principalmente durante este momento, a Unimed Ceará produziu um vídeo com relatos de mães que compartilham como foi enfrentar essa missão durante uma pandemia.

Além disso, o episódio 52 do podcast da Unimed Ceará Papo Saúde, “Cuide de uma mãe”, traz relatos de mães sobre a importância do apoio a esse grupo e detalhes sobre os desafios enfrentados diariamente. O projeto nasceu durante a pandemia e tem como meta levar conteúdo de qualidade ao público, mesmo em meio ao isolamento social.



Serviço

Unimed Ceará

Rua Padre Luis Figueira, 52 - Aldeota

Site: https://www.unimedceara.com.br/

Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC_j3ssxQbXy5qqddese7xIQ

Instagram: @unimedceara

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Unimed Ceará
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar