Participamos do
Imagem destaque

Sescap-CE realiza evento em comemoração ao Dia do Empresário Contábil

A celebração ainda contou com o lançamento do Selo PQS, que premiará empresas que estão adequadas ao ISO 9001
10:00 | Jan. 23, 2020
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Publieditorial

O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Ceará (Sescap-CE) realizou, na última quinta-feira, 16, um evento em comemoração ao Dia do Empresário Contábil. A celebração ocorreu na sede do sindicato, às 18h, e contou com o lançamento do Selo Programa de Qualidade Sescap (PQS) para 2021, que premiará empresas que estão adequadas ao ISO 9001, além de degustação de vinhos.

O evento entrou no calendário do Sescap-CE há dois anos, como afirma Gilson de Castro, presidente do sindicato e diretor da empresa Gestão Contábil. “Essa era uma data que passava em branco. Muitas pessoas só lembram do Dia do Contabilista (25 de abril), e o evento comemora a data dos empresários contábeis.”

Uma das características dos profissionais da área é o dinamismo acerca das novas exigências do mercado. Dessa forma, o Dia do Empresário Contábil homenageia a capacidade de adaptação às mudanças em quesitos como gestão, administração e organização que os empresários contábeis levam para as empresas clientes.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O PQS, selo de qualidade criado há oito anos, é baseado nas normas do ISO 9001. As empresas anualmente são auditadas e passam por cinco etapas: ouro, prata, bronze, diamante e diamante plus. Gilson conta que todas as empresas representadas pelo Sescap-CE podem participar do programa de qualidade. “Dentro das mais de três mil empresas do segmento contábil no Estado, apenas 30 possuem esse selo, que pode ser usado neste ano.”

Só é possível receber o selo se a empresa passar pelo processo de auditoria, no qual os padrões são verificados. Para entrar ‘do zero’, faz-se o cadastro e recebe-se o kit do participante com os treinamentos, que podem ser online ou presenciais. “É realizada a inscrição, e essa empresa passa um ano se padronizando dentro das normas. Isso demora dez meses, ao longo de 2020, para a capacitação para 2021. Se ela é aprovada, ganha o direito de usar o selo para o ano seguinte.”

O Programa de Qualidade do Sescap-CE

Para a empresa ter o Selo PQS, ela precisa cumprir todas as exigências, baseadas nas normas do ISSO 9001, o principal programa de qualidade de prestação de serviços, afirma Carlos Átila, diretor financeiro do Sescap-CE. “É uma norma internacional de qualidade que traz vários requisitos para que uma empresa seja certificada. O PQS é feito dentro do modelo dos 9001, mas tem regras próprias e, nessas regras, uma vez que a empresa atinge todas essas pontuações, ela recebe este selo que garante que dentro dessa empresa existe uma qualidade na sua prestação de serviço.”

De acordo com Átila, o programa de qualidade é um diferencial competitivo, pois uma empresa que tem um Selo PQS se diferencia no mercado. Sobre a importância do evento, o diretor financeiro pontua que o empresário contábil é hoje responsável pela administração das empresas, gestão de contabilidade, setor fiscal, tributário e setor pessoal. “Hoje, as empresas de contabilidade são responsáveis por girar a economia do País. Se todos os contadores parassem de trabalhar, o governo certamente pararia de arrecadar, e as empresas não teriam as informações precisas para a gestão de seus negócios”, observa Carlos Átila.

Carlos diz que se o negócio tem qualidade, ele provavelmente consegue ser sustentável. “Caso não tenha qualidade, a tendência é que ele perca clientes e não consiga se desenvolver. Por isso, a qualidade é um diferencial.” Ele completa ressaltando que a empresa que tem qualidade em todas as esferas, seja ela financeira, de gestão, comercial e pessoal, tende a crescer.

Serviço

Dia do Empresário Contábil no Sescap-CE

Onde: Rua Eduardo Sabóia, 399 - Papicu

Quando: 16 de janeiro de 2020, das 18h às 22 horas

Investimento: R$ 45

Mais informações: (85) 3273.2255

Site: http://sescapce.org.br/

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar