Participamos do
Imagem destaque

Música, teatro, gastronomia, literatura e tradição marcam a programação da Mostra Sesc de Culturas 2020

Dia 08/11, o show encerramento fica por conta de Solange Almeida, Edmar Gonçalves e Bruna Ene no Youtube do Sesc Ceará, às 20h15
07:00 | Nov. 04, 2020
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Publieditorial

Com a proposta de fomentar os artistas e a cadeia produtiva da cultura cearense, a Mostra Sesc de Culturas 2020 promove encontros virtuais entre a arte e um público diverso e amplo, rompendo as fronteiras territoriais e levando a produção local para o mundo. A programação teve início dia 01 de novembro e continua até dia 08, com apresentações de música, artes visuais, literatura, formação, tradição, artes cênicas, entre outras, através do Youtube do Sesc Ceará.

Para apresentar os Museus Orgânicos, espaços de memória e tradição importantes para a cultura da região do Cariri, a Mostra possibilita visitas virtuais nas casas dos Mestres da Cultura em formato 360º, guiadas pelas talentosas crianças da Fundação Casa Grande, Letícia Diniz, Ana Luísa e Lara Diniz. Nesta quarta-feira, 04/11, o público pode conhecer o Museu Casa Oficina de Dona Dinha, às 16h30. Primeira mulher homenageada com o museu orgânico, a Mestra apresenta sua história como artesã e a arte do seu ofício. Na sexta-feira, 06, às 16h, é a vez da Mestra Zulene abrir as portas do Museu Casa da Mestra Zulene para falar de suas brincadeiras e trajetória na cultura popular.

Unindo gastronomia, cultura e afeto, a Mostra Sesc de Culturas em parceria com o Senac Ceará realiza a Oficina de Gastronomia Regional nesta quarta-feira, 04/11, às 10h. Os chefs e instrutores do Senac, Felipe Lustosa e Fernanda Mendes, irão ensinar o preparo de um legítimo baião de dois de matuto acompanhado de filé de sol na manteiga de garrafa e farofa com óleo de pequi. E de sobremesa, os participantes da oficina, que será transmitida pelo Youtube do Sesc Ceará, farão uma deliciosa cumbuca enxerida de rapadura com creme aromático.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Também no dia 04/11, às 19h30, os apreciadores de literatura podem acompanhar uma roda de conversa com Mailson Furtado e Talles Azigon, mediada pelo professor e também escritor Bruno D’Almeida, sobre a escrita e os espaços, com destaque para cenários como o sertão e as periferias. Nas artes cênicas, o grupo Dona Zefinha entra no palco virtual com o espetáculo “Chafurdo” no dia 07/11, às 18h. Na obra, três irmãos se reúnem para realizar uma apresentação musical improvisada com a maioria dos instrumentos feitos de materiais alternativos. Orlângelo Leal, Ângelo Márcio e Paulo Orlando provocam o público com música excêntrica e outras surpresas.

Mantendo a tradição de alcançar todas as gerações, a programação da Mostra tem atrações para o público infantil com espetáculos, narração de histórias e performances teatrais. Dia 05/11, às 10h, a companhia Maleta de Histórias abre espaço para a imaginação com as “Memórias de um Baobá”, reunindo três artistas que tocam, cantam, interpretam e contam histórias. Já no dia 07/11, às 9h, o universo dos contos de fadas ganha vida com a “História ao contrário”, interpretada por Rodrigo Tomaz, que traz rei, rainha e um gigante adormecido em uma aventura da família real para normalizar o tempo.

A música não poderia ficar de fora dessa maratona cultural. Entre os destaques da Mostra Sesc estão a live da Banda Nazirê, intitulado “Nazirê Sounds”, que acontece dia 05/11, às 20h. Os vocais femininos de Jordânia Martins, Ranny Ramos e Géssica Alencar movimentam a resistência do reggae no Cariri. Dia 06/11, às 21h, o cantor cearense Marcus Caffé apresenta uma releitura de seu tributo ao compositor de Iguatu, Humberto Teixeira, em “Descendentes”. Fiel representante da cultura popular, o cantor Neopineo também apresenta as raízes nordestinas na Mostra Sesc de Culturas, com seu show “Humorzical Cearês”, de estilo único, arrojado e sutil, que acontece no dia 07/11, às 21h.

Show de Encerramento

Para finalizar esta edição, no dia 08 de novembro, às 20h15, acontece a liveshow de encerramento com Solange Almeida, Edmar Gonçalvez e Bruna Ene. Um intercâmbio de sonoridades online que coloca a música feita no Ceará como personagem principal. Com transmissão pelo Youtube do Sesc Ceará, a live terá ainda, durante o intervalo entre os artistas, a apresentação do humorista cearense, Alex Nogueira, com o show “Alexotan - Seu Remédio Contra O Mau Humor”.

O cantor, compositor e artista plástico, Edmar Gonçalves apresenta seus sucessos na MPB, assim como melodias famosas, mas com um toque pessoal característico do artista. “Em Cima do Tempo” é o trabalho mais recente do cantor e tem a presença do amigo Marcos Lupi, reunindo músicas como “Ceará Bonito”, “Madrugada”, “Entre Nós”, “Fruto”, “Terra Mãe”, entre outras

Revelação na música cearense, a cantora e compositora Bruna Ene tem se destacado nas plataformas digitais com os hits “Só” e “Ninguém te fez voar”, em parceria com o cantor Waldonys, e “Todo mundo quer um amor”, com a cantora Solange Almeida, além da composição “Somos um só”, que virou tema de dezenas de campanhas, entre elas da Cruz Vermelha, na luta contra o novo coronavírus.

Tendo uma relação de longa data com o Ceará, a cantora Solange Almeida encerra a Mostra com um formato especial do projeto “Minha História”, cantando os maiores sucessos de sua carreira com mais de 30 anos de estrada. Por conta da pandemia, essa é a segunda vez que a cantora faz essa apresentação - a estreia aconteceu em janeiro desse ano. Solange destaca a importância da Mostra para valorizar o segmento da cultura. “Para mim, é muito importante falar e estar em um projeto que leva cultura para tanta gente, ainda mais em um momento como este que estamos vivendo que nosso meio cultural/entretenimento vem sofrendo tanto”.

“Se amostra pro mundo, Ceará!”

A Mostra Sesc de Culturas Digital acontece como culminância do Tudo em Casa Fecomércio, criado ainda no início do isolamento social como forma de levar cultura e lazer para adultos e crianças. De março até setembro, foram realizadas mais de 930 ações online, reunindo um público de mais de 488 mil pessoas. Dessa forma, a Mostra traz shows, apresentações teatrais, bate papo, ações formativas, exposições, visitas aos Mestres da Cultura, histórias de grupos de tradições. Tudo 100% Made in Ceará.

Além do site e das redes sociais, a programação completa pode ser conferida no aplicativo “Mostra Sesc de Culturas”, disponível para Android e iOS.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar