sebrae 3

Caito Maita, CEO da Chilli Beans, ensina: "invista 75% no seu produto mais básico"

Evento gratuito de empreendedorismo, "Sebrae é pra Você - Edição Marketing e Vendas" promove intercâmbio entre empresários experientes e iniciantes. Programação gratuita continua hoje!

"Existem setores maravilhosos, gigantescos, que são velhos, que são arcaicos, e que precisam de inovação no Brasil". Esse foi apenas um dos "insights" compartilhados por Caito Maia, fundador e CEO da Chilli Beans no primeiro dia do evento "Sebrae é pra Você - Edição Marketing e Vendas", que ocorreu na noite desta terça-feira, 5. Além dele, outros empreendedores experientes conduziram palestras voltadas para quem está começando a jornada empreendedora ou mesmo para quem já empreende e busca inspiração. O segundo dia do evento ocorre hoje, 6, às 19h30, e receberá a influenciadora digital Mari Maria, entre outros nomes.

Caito Maia, que comanda a marca de óculos internacionalmente reconhecida, trouxe sua visão sobre estratégias e lições aprendidas ao longo de sua trajetória, muito pautada em desafios e inovação.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Pioneiro no nicho de quiosques para óculos, a orientação de Caito para quem quer colocar em prática a inovação é, primeiro, identificar o produto mais básico do seu negócio, aquele "pão francês" ou “carro-chefe” que vai garantir o sustento do empreendimento, e investir nele a maior parte dos esforços (75%). Os outros 25% devem ser dedicados à inovação.

“Com isso, você tem uma constância e uma base muito sólida no seu negócio, que garante o faturamento. E aí, com os percentuais, você faz umas gracinhas”. Bruno Nunes, empresário, palestrante e comunicador, conduziu a conversa com Caito, que compartilhou sua experiência com os participantes. Confira outras dicas do especialista:

  • Você não precisa, necessariamente, abrir uma loja física. Franquias podem ser um bom negócio. Avalie as necessidades dele.
  • A loja física é feita para gerar experiência. Caso decida abrir uma loja física para o seu negócio, entregue uma experiência inesquecível e insubstituível, que não exista no negócio online.
  • Utilize as redes sociais a seu favor. Crie conteúdos relevantes e com personalidade nas redes. Fale sobre a história do seu setor e do seu produto, porque isso faz a grande diferença.
  • Não tema os desafios. São eles os responsáveis por fazer o empreendedor crescer, inovar e romper barreiras.
  • Observe o potencial de inovação do seu setor. Existem setores tradicionais em que você pode investir vendendo o mesmo produto, mas de uma forma inovadora - e ter muito sucesso.
  • Garanta que o seu produto "carro-chefe" nunca falte para o cliente. O percentual de inovação no negócio não pode ultrapassar a meta diária de um negócio saudável, que se sustenta com base no produto tradicional.


Palestras

Também participaram do evento, como palestrantes, os empresários Isaías Avelino, publicitário, produtor de conteúdo e fundador da loja cearense de personalizados Me Gusta Presentes, e a paulista Isabela Gaidys, que há seis anos empreende na Ilustralle, tendo também fundado os negócios Let´s Talk e Coolmmerce.

Ambos já alcançaram a desejável marca de um faturamento de 7 dígitos. Enquanto Isaías compartilhou dicas focadas nos erros e acertos de sua trajetória, Isabela focou no impacto do branding. Confira, a seguir, as principais dicas de cada palestra.

 

1 - A jornada empreendedora de Isaías Avelino - erros e acertos
Por Isaías Avelino (Me Gusta Presentes)

Nesta palestra, Isaías utilizou sua própria história empreendendo no setor de produtos personalizados para inspirar outras pessoas a seguirem seus acertos e evitarem seus erros. "Um hobby virou um negócio, e em pouco tempo tive que virar empresário, saber lançar nota, cuidar do financeiro...", conta, dizendo que teve a vida transformada “da noite para o dia”.

Assim, tendo de lidar repentinamente com muitas questões relacionadas a como cuidar de um negócio, atravessou muitos erros, mas também conquistou acertos e, agora, compartilha aprendizados. Confira:

  • Comece! Quanto mais você demorar para pôr sua ideia em prática, mais demorado será o seu sucesso. O melhor momento para começar seu negócio é agora!
  • Se você quer fidelizar o cliente, um bom atendimento é a base de tudo.
  • Tenha um site! Se você quer ver o seu negócio escalonar, pare de vender apenas pelo Instagram ou WhatsApp.
  • Escute sempre seu público, pois a sua marca não é só o que você gosta.
  • Crie desejo através de seus conteúdos.
  • O tráfego pago não resolve tudo! Tenha cuidado em todos os pontos do seu negócio.
  • Invista muito no unboxing! Isso deixou de ser apenas um diferencial, mas uma necessidade para sua marca conquistar a atenção e o coração dos seus clientes.
  • Saia do operacional e foque no planejamento e em estratégias.
  • Precificação é muito importante, veja todos os seus custos e a margem de lucro.
  • Não deixe o marketing digital apenas nas mãos dos outros.
  • Centralizar informações e processos não vão te ajudar a escalar o seu negócio e você não terá paz.

 

2 - Debates: marketing digital, marca e influência
Por Isabela Gaidys (Ilustralle, Let´s Talk e Coolmmerce)

Branding é conceito, personalidade e identidade. "A tarefa principal do Branding é saber comunicar e transmitir exatamente o que você deseja - e fazer com que tudo isso seja o ponto principal na hora do cliente escolher você, dentre tantas outras marcas", diz Isabela Gaidys.

Uma das primeiras dicas da empreendedora é desmistificar a ideia de que o branding é voltado apenas para grandes empresas, diz ela, que o colocava em prática desde quando começou a empreender. “Eu nem sabia o que era marketing, o que era branding, eu só sabia que eu queria entregar o melhor com o que eu tinha, a minha criatividade", diz a empresária. Confira as principais dicas de Isabela:

  • Desmistifique a ideia de que o branding é apenas voltado para grandes empresas. Você também pode fazer!
  • O branding está nos DETALHES. Atente a cada ponto de contato da sua marca com o seu cliente.
  • Branding é sobre a personalidade da sua marca. O branding e a autenticidade podem fazer com que muita gente a odeie e a ideia é que você não queira atingir todo mundo, mas as pessoas que curtam o universo construído ao entorno da marca.
  • Crie comunidades apaixonadas pela sua marca e faça testes com esse público, oferecendo vantagens exclusivas.
  • Tudo na sua marca precisa falar o mesmo idioma: desde o produto à comunicação com o cliente. Por isso, nada na sua marca pode ser aleatório.
  • Descubra a personalidade da sua marca! Imagine como ela seria caso fosse uma pessoa e comece a descrevê-la para orientar as ações que vai tomar.

 

Interação

Ao fim das palestras, os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas específicas aos palestrantes, que deram dicas e insights com o objetivo de alavancar os resultados de negócios. Isaías Avelino, que também foi estagiário de endomarketing do Sebrae/CE, lembrou a importância da organização para micro e pequenos empreendedores. “O Sebrae está aqui para você. Ele vai te ajudar com todas as coisas que falei aqui, seja no âmbito financeiro como do marketing, da precificação ou da administração”, diz.

Segundo dia

Nesta quarta-feira, 6, mais um encontro com nomes de destaque do mercado está agendado para às 19h30. Hoje, participarão do evento Mari Maria, fundadora da Mari Maria Makeup, além do especialista em Investimento Anjo pela FEA/USP, Edson Mackeenzy, e da fundadora e diretora da Delivery English, Lívia Nunes.

O evento, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Ceará (Sebrae/CE) é totalmente gratuito e aberto ao público. Ainda há tempo de participar, bastando realizar inscrição pelo site oficial do evento.


Serviço

Evento: O Sebrae é pra você - Edição Marketing e Vendas
Dias: 5 e 6 de dezembro
Horário: 19h30 às 21h30
Valor: Gratuito
Inscrição: www.sebraepravoce.com.br

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
sebrae 3
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

sebrae

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar