Participamos do
Imagem destaque

Três dicas para quem quer comprar o primeiro imóvel

Muitas dúvidas podem fazer parte do processo. Assessoria especializada, análise prévia da capacidade de pagamento e boa escolha da localização são indicações para uma boa decisão
07:00 | Ago. 03, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Adquirir um imóvel próprio é o objetivo de muitas pessoas e, para atingi-lo, é necessário um bom planejamento. Afinal, uma vez escolhido e comprado, o comum é que se viva nele por muitos anos. Por isso, questões sobre financiamento e taxas de juros, por exemplo, podem gerar dúvidas em quem está escolhendo a casa ou o apartamento ideal, principalmente durante a primeira experiência de compra de um bem.
 
Conforme indica Tibério Benevides, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará (Creci-CE), o primeiro passo é procurar uma imobiliária ou um corretor devidamente credenciado. "[Comprar um imóvel] é um passo muito importante. Pode até não ser definitivo, que a pessoa venda e depois compre outro, mas tem que estar com o empreendimento no mínimo incorporado [com registro das unidades autônomas no cartório competente da zona], com patrimônio de afetação [regime em que o imóvel é separado do patrimônio do incorporador]", afirma.
 
Segundo destaca Adriano Alves, diretor comercial da Reali Imobiliária, uma dúvida recorrente dos clientes é sobre as taxas que terão que pagar além do valor de entrada para a compra, como o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e as despesas com cartório. "Às vezes o cliente pensa que só tem que dar o valor do sinal. Então, ele acaba dispondo de todo o dinheiro que tem e, na hora em que for assinar o contrato com financiamento ou fazer a escritura, tem outros custos, que variam entre 3% e 4% do valor do imóvel", afirma.
 
Ladislau Nogueira, CEO da Reali Imobiliária, e Adriano Alves dão três dicas para o processo da compra. Confira.
 
1. Capacidade de financiamento bancário
De acordo com Nogueira, é necessário planejamento e alguns cuidados para evitar surpresas e frustrações ao longo do processo de compra. O indicado é fazer uma simulação do financiamento em pelo menos três bancos. A análise, conforme explica o executivo, é feita de acordo com a renda e com a capacidade financeira de pagar em torno de 20% dela, no caso de imóveis prontos. Quando o imóvel está na planta, o valor pode ser diluído no prazo de 24 a 48 meses.
 
Alves acrescenta que, muitas vezes, os clientes têm expectativas sobre o tipo de apartamento ou casa que gostariam de comprar antes de fazer essa análise. “Acho que o mais importante, antes de o cliente olhar que tipo de imóvel quer comprar, é ver qual a capacidade de pagamento que ele tem e os créditos que ele consegue junto aos bancos. Então, a partir daí sim procurarmos um imóvel que se encaixe no perfil dele”, afirma. Entre as possibilidades de pagamento, o diretor comercial cita o financiamento com o banco ou diretamente com a construtora, além do consórcio imobiliário ou da compra de uma carta de consórcio contemplada.
 
2. A melhor localização
O ideal, de acordo com Nogueira, é avaliar aspectos como mobilidade, segurança, lazer e proximidade de escola, faculdade ou trabalho. Geralmente, segundo acrescenta o CEO, escolhe-se imóveis dos quais esses serviços encontram-se a um raio de três quilômetros de distância. “Isso é uma média, um raio-x feito no mercado imobiliário.” Além disso, é indicado atentar se o entorno tem potencial para valorização futura e oferece qualidade de vida. "O brasileiro muda, em média, três vezes na vida, em se tratando de compra de imóvel. Portanto, a escolha certa lhe trará conforto e tranquilidade por longos anos", afirma.
 
3. Uma boa assessoria
Conforme acrescenta Nogueira, a escolha de um profissional capacitado proporciona benefícios ao comprador. "Uma consultoria imobiliária especializada faz o cliente ganhar tempo, traz segurança no processo e acesso a todas as campanhas de venda disponíveis no mercado. O auxílio valioso é indispensável para quem deseja realizar um bom negócio. As demais dúvidas e os demais atos relacionados à compra e à venda serão claramente explicados e toda assessoria jurídica será prestada pela imobiliária e seus profissionais associados."
 
Alves acrescenta a importância de o cliente analisar as documentações do imóvel que irá comprar e do vendedor, seja pessoa física ou jurídica. "É bem importante analisar também a parte jurídica do negócio. Quando você tem uma assessoria de um profissional que conhece, entende, fica bem mais tranquilo para o cliente", complementa.
 
Campanha
Até este sábado, 4, a Reali Imobiliária realiza a ação "Meu Apezão Reali", com foco no público de 25 a 44 anos que busca imóveis de até R$ 500 mil. A campanha oferece benefícios, como facilidades e alternativas para pagamento da entrada, que variam de acordo com a incorporadora e com o imóvel. Estão disponíveis apartamentos em 12 empreendimentos selecionados por 12 construtoras de Fortaleza e as unidades estão localizadas em diferentes bairros da Cidade, como Guararapes, Dunas, Bairro de Fátima, Parangaba, Cocó, Presidente Kennedy, Messejana e Parquelândia.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente
Imagem destaque

Taxas de juros menores favorecem compra de imóveis

07:00 | Nov. 12, 2019 Tipo Publieditorial

Após um período de crise no setor imobiliário brasileiro, especialistas do ramo apontam novo horizonte de boas negociações, tanto para quem quer comprar, quanto para quem quer vender. Durante esse período de transição, a Reali se prepara para atender aos novos ares do mercado, com o retorno da promoção “Meu Apêzão Reali”. A campanha segue até 22 de novembro, de segunda a sábado, na Megastore da marca, das 8h às 19 horas.

A campanha procura aproximar os interessados em adquirir um imóvel de incorporadoras e demais empresas que disponibilizam as unidades no mercado. “O momento é muito especial e favorável ao comprador que estiver pronto para fazer negócio de imediato. Também temos algumas oportunidades para quem tem crédito aprovado, mas não dispõe do valor total da entrada”, comenta Ladislau Nogueira, CEO da Reali.

Criada em 2018, a promoção “Meu Apêzão Reali” chega com novidades. No ano passado, a ação foi limitada a imóveis de até R$ 500 mil. Com o bom retorno e procura pelos compradores, a imobiliária resolveu repetir a experiência. Entre as mudanças trazidas para este ano, estão novas condições de pagamento e redução das taxas de juros.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“O cenário, hoje, coloca o imóvel como a melhor opção de investimento. Os juros estão baixos, e para quem busca renda extra através do aluguel, o momento é agora”, comenta Ladislau. Ainda segundo o CEO, a taxa de juros de financiamento encontra-se no menor patamar da história, com parcelas que estão até 30% mais baratas em relação ao ano passado. “Outra grande vantagem são os preços dos imóveis, que estão no mesmo valor de três anos atrás ou, em alguns casos bem específicos, até mais baratos. Esse conjunto de fatores torna a ‘Meu Apêzão Reali’ uma grande oportunidade para o cliente fazer um bom negócio e começar o ano com a chave de seu novo imóvel”, completa.

Para conhecer a promoção, os interessados precisam dirigir-se até a Megastore da Reali e conversar com um consultor especializado. O espaço reúne maquetes e amplo portfólio de imóveis, que serão apresentados virtualmente em uma das salas de reuniões da imobiliária. O atendimento é pessoal, e os clientes ainda poderão usufruir de outras regalias. “Disponibilizamos estacionamento gratuito, uma boa conversa com especialistas que entendem do mercado imobiliário e ainda servimos um bom cafezinho”, finaliza Ladislau.

Serviço

Meu Apêzão Reali

Quando: Até 22 de novembro, de segunda a sábado, das 8h às 19 horas

Onde: Megastore da Reali (av. Desembargador Moreira, 1100, ao lado da Praça Portugal)

Mais informações: http://www.realiimobiliaria.com.br/

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Já estou vendo um farol com luz bem acesa no fim do túnel

PUBLIEDITORIAL
07:00 | Out. 30, 2019 Tipo Publieditorial

A retomada do mercado imobiliário sob a ótica da Reali em todas as classes e a importante volta dos investidores às compras.

Pela alta renda

É um público que tem o recurso preservado e disponível e que passou “bem” por essa crise. E agora está mais confiante na economia e entende ser o momento ideal para voltar ao mercado e ainda fazer um bom negócio.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Pela classe média

Apesar de ser a classe mais impactada pela crise e precisar de uma maior demanda de tempo para estabilizar a renda e retomar o sonho da casa própria, será uma das mais beneficiadas pela retomada do mercado em virtude das taxas de juros baixas, crédito acessível e poder de compra elevado. Tudo isso combinado com o redesenho dos novos empreendimentos, modelados a sua real necessidade e com relação custo-benefício favorável. O mercado da classe média tem alto potencial de crescimento a partir de 2020 com a volta da economia brasileira.

Pela classe econômica

As classes C e D serão beneficiadas pela atual conjuntura econômica e a volta gradual do emprego e renda. A cada corte da Selic ficam elegíveis milhares de novas famílias à tão sonhada compra da casa própria. Juntas, essas classes representam uma fatia importante do mercado que corresponde a 76% dos novos lançamentos imobiliários. A retomada se dará através desse fundamental segmento.

Pelos investidores

É inevitável a aposta em investimentos imobiliários num cenário de estabilidade econômica e juros em patamares históricos e com perspectiva que permaneça assim por um longo período. Como a renda fixa já não é a melhor opção de investimento, o ativo real passa a ser a bola da vez e a alternativa mais segura de rentabilidade e proteção patrimonial.

O cenário desenhado acima por Ladislau Nogueira, CEO da Reali, coloca o mercado imobiliário como grande oportunidade de investimento nos próximos anos, como, também, uma opção inteligente para proteção patrimonial, mas que gera renda e valorização imobiliária futura. Agora, é muito importante o acompanhamento e a expertise de um profissional para o sucesso de cada operação imobiliária. Somos especialistas no mercado imobiliário e prestamos consultoria nacional e internacional no Brasil, EUA e Portugal, para quem deseja investir de forma segura ou viver bem em um bom imóvel fazendo um excelente negócio. Nosso Core Business é atender bem às expectativas de cada cliente de forma personalizada e exclusiva.

REALI

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Compradores estão em vantagem no mercado imobiliário, garante CEO da Reali Imobiliária

PUBLIEDITORIAL
00:00 | Mai. 10, 2019 Tipo

O Ceará começou o ano de 2019 com aumento de 13,8% em imóveis financiados em comparação a 2018. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), as vendas movimentaram cerca de R$ 196 milhões no Estado. Em 2018, foram investidos R$ 155 milhões. Mesmo com a boa notícia, o CEO da Reali Imobiliária, Ladislau Nogueira, alerta que nem sempre as vendas de propriedades são feitas de maneira eficiente.

O processo comum dos corretores é realizar uma pequena entrevista com o cliente e levá-lo para visitar empreendimentos que se encaixam ao valor da intenção de compra. Entretanto, as preferências de localização e metragem são deixadas em segundo plano. “O cliente geralmente é atendido por mais de um profissional, às vezes dez ou até 20, que passam a girar em torno dele nessa jornada de compra. Isso não é inteligente”, comenta.

Além disso, Nogueira explica que os próprios clientes desconhecem o real poder de compra deles. Isso por que, se o comprador não tem o dinheiro em caixa, ele precisa saber antecipadamente quanto de crédito o banco oferece para o financiamento do imóvel. “É comum um cliente procurar um imóvel pensando em comprar por um valor específico, roda muito [conhecendo apartamentos], cansa e acaba adiando a compra. Às vezes é por frustração, porque quando escolhe o empreendimento e vai ao banco, ele não consegue o valor necessário.”

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para evitar perda de tempo, a Reali dá algumas dicas de como planejar a compra de empreendimentos. O primeiro passo é entender o perfil do comprador. O CEO explica que a localização é um dos aspectos mais relevantes dos compradores ao investir em imóveis, no objetivo de evitar horas no trânsito da Capital. A procura por bairros mais seguros e com melhor infraestrutura aparece em seguida. Imóveis cada vez mais compactos e inteligentes não são mais uma tendência, e sim uma realidade de mercado voltada para o novo perfil de consumidor, analisa Nogueira.

Se o cliente for bem organizado, o financiamento da casa nova pode ser uma experiência agradável, com taxas bem mais atrativas devido à queda da Selic, pode possibilitar a ele comprar em um mercado vantajoso. O mercado imobiliário reduz os preços dos imóveis para liquidar os estoques ainda não vendidos, conforme o CEO. “É inteligente aproveitar todas essas vantagens desse momento do mercado e fazer o movimento como os grandes investidores, que optam por comprar porque sabem que estão fazendo um bom negócio. O famoso custo de oportunidade”, garante.

Campanha Desafio Reali

Para ajudar os compradores a analisarem seus perfis e encontrarem o imóvel ideal, a Reali Imobiliária lançou a https://www.opovo.com.br/noticias/especialpublicitario/reali/2019/05/08/campanha-da-reali-imobiliaria-diminui-tempo-de-busca-por-imovel.html. A campanha visa auxiliar o cliente a fechar o contrato em até 30 dias. Para atingir o objetivo, a Reali divide a jornada de compra em quatro semanas.

Na primeira semana, o cliente passa por uma entrevista aprofundada com os corretores e os gestores da Reali, a fim de entender melhor sua demanda e seu perfil de crédito. A partir dela, a imobiliária filtra as opções e apresenta os empreendimentos ideais para serem visitados. A visitação ocorre na segunda semana com data e horários determinados pelo cliente, e na terceira a Reali negocia com os incorporadores usando toda a capacidade de resolução dos seus gestores, já com proposta na mão e análise de crédito do cliente.

Já na quarta e última semana, é o momento de fechar contrato com o incorporador e, logo após, com o agente financiador. “O foco dessa ação é aquele cliente que precisa comprar agora, que já viu muita coisa e está confuso. Às vezes, uma boa conversa franca e objetiva, um apoio nosso como consultores imobiliários especializados, ajuda o cliente a tomar essa decisão”, ressalta o CEO da Reali Imobiliária.

Reali na Flórida

A Reali se instalou na Flórida, Estados Unidos, em janeiro de 2019. Lá, as ofertas de imóveis são direcionadas principalmente para aqueles que planejam utilizar o empreendimento como uma vacation home (casa de férias). A ideia é investir em uma casa para uso pessoal em períodos de férias e disponibilizá-la para aluguel no resto do ano.

E a escolha da cidade americana como terra das casas de férias está longe de ser aleatória: as propriedades são quase vizinhas aos parques Walt Disney de Orlando, tornando-se alternativas aos hotéis. “É incrível como tem uma demanda do Ceará para lá. O mundo inteiro está investindo na Flórida, principalmente os brasileiros”, conta Nogueira.

Serviço

Reali Imobiliária

Onde: Avenida Desembargador Moreira, 1100 - Aldeota

Telefone: (85) 3403 7373

Mais informações: site da Reali Imobiliária

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Campanha "Desafio Reali", da Reali Imobiliária, diminui tempo de busca por imóvel

PUBLIEDITORIAL
07:00 | Mai. 09, 2019 Tipo

Nem sempre procurar uma casa ou um apartamento é uma tarefa fácil. Na maioria das vezes, o percurso é longo e inclui visita a diversos imóveis até o comprador encontrar uma unidade que se encaixe no que está procurando. Para facilitar esse processo, a Reali Imobiliária realiza, até o dia 25 de maio, a campanha "Desafio Reali". Reunindo 20 construtoras, ação propõe que, em até 30 dias, o cliente realize a compra do imóvel.

Entre todos os aspectos observados pelo cliente antes da compra, Ladislau Nogueira, CEO da Reali Imobiliária, destaca o preço. Porém, de acordo com ele, muitas vezes o vendedor não checa antecipadamente a capacidade de financiamento do cliente. Com isso, pode acontecer de ele visitar apartamentos ou casas que não pode comprar. Foi para evitar essa situação e atrair o cliente que tem pressa para fazer a compra que a imobiliária criou a campanha.

"A Reali está propondo para esse cliente uma abordagem centrada no perfil dele, e não no produto", explica o CEO. Dessa forma, a partir de uma entrevista detalhada, o profissional busca os empreendimentos que mais se adequam à realidade do cliente em relação a preço, localização, tamanho e possibilidades de financiamento. "Como a Reali é um hub imobiliário, tem todo o mercado dentro de casa, a nossa abordagem é centrada no cliente para fazer ele ganhar tempo."

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Campanha é realizada até 25 de maio
Campanha é realizada até 25 de maio (Foto: Divulgação)

Desafio Reali
Com a campanha, a ideia da Reali é propor um desafio ao cliente: fechar o contrato em até 30 dias. Para isso, toda a jornada de compra é dividida em quatro semanas. Na primeira, é feita uma entrevista com o cliente para entender aspectos como o quanto ele pretende investir na compra, a forma de pagamento, se tem algum valor para dar como entrada e se ele quer fazer downgrade ou upgrade. Na etapa seguinte, o consultor da Reali organiza datas e horários das visitas aos empreendimentos que o cliente escolher, entre os que se encaixam em seu perfil.

"Na terceira semana, usamos todo o know-how da Reali, toda a nossa capacidade de resolução, para negociar com esses incorporadores", acrescenta Nogueira. Nessa fase, a imobiliária já apresenta as possibilidades de financiamento ao cliente. O momento final, na quarta semana, é o fechamento do contrato com o incorporador e o agente financiador. "O foco dessa ação é aquele cliente que precisa comprar agora, que já viu muita coisa e está confuso. Às vezes, uma boa conversa, franca e objetiva, um apoio nosso como consultores imobiliários especializados, ajuda o cliente a tomar essa decisão."

Entenda as etapas da campanha Desafio Reali
Entenda as etapas da campanha Desafio Reali (Foto: Divulgação)

Os imóveis
A Reali Imobiliária conta com 4.500 imóveis por toda a Cidade em seu portfólio. Deles, cerca de 3.300 unidades têm entre 55 m² e 129 m², enquanto 800 unidades têm área acima de 130 m² e 400 têm área média de 48 m².

Serviço
Reali Imobiliária
Onde: avenida Desembargador Moreira, 1100 - Aldeota
Telefone: (85) 3403 7373
Mais informações: site da Reali Imobiliária 

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Momento econômico atual é positivo para aquisição de imóveis, aponta executivo

07:00 | Dez. 18, 2018 Tipo

[FOTO1]

Passado momento de incerteza que ronda qualquer processo eleitoral, o Brasil prepara-se para viver novo ciclo político. Expectativas com a aprovação de reformas estruturais, oferecimento de mais incentivos ao capital produtivo e diminuição do desemprego são alguns dos temas que rondam o cenário para os próximos quatro anos. O mercado imobiliário, um dos motores da economia nacional, insere-se na rubrica de expectativas positivas.

Neste mês de dezembro, o Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), uma das principais instituições de ensino e pesquisa em economia do país, anunciaram que a expectativa de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB) do setor da construção civil em 2019 é de 1,3%. O dado apresentado indica que, após período de estagnação, o mercado imobiliário brasileiro deverá reagir no próximo ano. Quem procura adquirir um imóvel hoje, seja para morar ou mesmo investir, aproveitando o atual preço do mercado, deve ficar atento a essa janela de oportunidade. É o que defende o diretor da Reali Imobiliária, Ladislau Nogueira.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“As previsões apontam para uma melhora forte da economia já em 2019, tanto pela mudança de governo como pelas expectativas do mercado financeiro, dos empresários, do setor produtivo e dos principais economistas do país”, analisa o empresário do ramo imobiliário de Fortaleza. “A confiança do consumidor e dos empresários aumentou bastante em todos os segmentos, e não podia ser diferente com o ramo de imóveis. Os principais players nacionais inclusive já acreditam em um novo ‘boom’ do mercado imobiliário, mas desta vez de forma equilibrada.”

Estoques em alta e oportunidades

Outra marca do atual momento do mercado de imóveis em Fortaleza está relacionado ao alto estoque de unidades. Com poucos negócios registrados nos últimos anos, as construtoras viram suas vendas concentrarem-se abaixo das expectativas pré-crise. A oferta, maior que a demanda, representa oportunidade positiva para o consumidor, por meio do estímulo a promoções e negociações diferenciadas, explica Nogueira. “Como o estoque [de imóveis] da cidade está 90% pronto e as construtoras precisam realizar e finalizar as vendas de cada empreendimento é um bom momento para aquisições.”

Para o executivo da Reali, esta combinação de ofertas e expectativa de crescimento econômico, para o próximo ano, configura-se boa oportunidade para quem esperou o momento certo para adquirir um imóvel. “O momento agora está a favor do comprador. O vendedor não fica satisfeito em conceder descontos, e na primeira oportunidade [de melhora econômica] vai acabar com o oferecimento de benefícios. Mas não é que o preço vá subir de uma hora para outra. Haverá uma recuperação gradual do valor de tabela, o que deve acontecer nos próximos 60 dias. Então, se você está preparado, o momento de comprar é agora”, defende Nogueira.

Serviço

 

Reali Imobiliária

 

Quando: de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas; sábado, das 8 às 12 horas

Onde: av. Des. Moreira, 1100 - Aldeota

Mais informações: (85) 3403-7373 | realiimobiliaria.com.br

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags